Joint venture com EHang pode criar hub industrial de eVTOL na cidade de Hefei, com padronização desse tipo de veículo
A empresa chinesa de táxi aéreo EHang anunciou parceria estratégica com a JAC Motors e a Guoxian Holdings para construção da primeira fábrica de sua aeronave eVTOL. O veículo passou por teste de voo urbano não tripulado bem-sucedido na Espanha — o primeiro do tipo na Europa.
A joint venture vai integrar as cadeias de fornecimento de produção existentes em Hefei, capital de Anhui (China). A cidade foi escolhida para receber o novo complexo, que vai padronizar componentes-chave de táxi aéreo.
“Esta iniciativa visa promover o desenvolvimento da economia de baixa altitude e novo ecossistema de transporte multidimensional”, diz o comunicado. O objetivo é cultivar “cluster industrial abrangente”.

Em outubro de 2023, a EHang assinou acordo de cooperação estratégica com o governo municipal de Hefei, que elevou o status da cidade como um polo de eVTOL, com a criação de dois “vertiportos” no Luogang Central Park.
No ano seguinte, a empresa recebeu licença de voo para operação comercial de seus táxis aéreos não tripulados de passageiros da Administração de Aviação Civil da China (CAAC, na sigla em inglês).
“Ao alavancar os recursos de alta qualidade de Hefei, esta colaboração visa impulsionar o crescimento de alta qualidade de indústrias emergentes”, afirmou Xingchu Xiang, presidente e gerente geral da JAC Motors.
Teste do eVTOL na Europa
- O primeiro voo eVTOL não tripulado em ambiente urbano da EHang foi realizado com sucesso na cidade de Benidorm (Espanha);
- A empresa usou o modelo EH216-S, acompanhado de 12 drones para destacar a eficácia da operação;
- O teste foi conduzido pela empresa espanhola de navegação aérea, Enaire, de acordo com os regulamentos da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA, na sigla em inglês).
A EHang diz que está colaborando com mais governos locais para as próximas operações comerciais da economia de baixa altitude, incluindo construção de infraestrutura, treinamento de pessoal e expansão da capacidade de produção.
Colaboração para o Olhar Digital
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero
Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.