Início Ciência e tecnologia Já imaginou um animal microscópico ‘cavalgando’ em uma lombriga? Veja!

Já imaginou um animal microscópico ‘cavalgando’ em uma lombriga? Veja!

0

O vídeo que mostra processos da embriogênese de moscas essenciais em pesquisas científicas conquistou o primeiro lugar da 14ª edição do concurso Nikon Small World in Motion. O evento anual convida fotógrafos e cientistas a enviar imagens obtidas por microscópio.

A gravação mais prestigiada foi feita pelo Dr. Bruno Vellutini, do Instituto de Biologia Molecular e Genética do Max-Plank-Institute, localizado na Alemanha. Foram captadas as ondas rítmicas de divisão e movimentos teciduais da formação embrionária em moscas-das-frutas.

2024 Nikon Small World in Motion Competition - First Place

A imagem foi feita a partir de microscopia de folha de luz, uma técnica que permite a captação dos movimentos em alta qualidade sem causar danos às amostras. 

“Os embriões de moscas-das-frutas estão em nossas casas, desenvolvendo-se em nossas cozinhas e em nossas lixeiras. O vídeo é particularmente impactante porque nos mostra como essas fascinantes dinâmicas celulares e teciduais acontecem todos os dias, ao nosso redor – mesmo nos seres vivos mais mundanos”, disse Vellutini ao site do concurso.

De gotas de água a bebê microscópico

Já a gravação que mostra a evaporação de gotas de água das escamas das asas de uma borboleta pavão ficou em segundo lugar, celebrando a artista Jay McClellan, de Michigan, nos Estados Unidos.

2024 Nikon Small World in Motion Competition - Second Place

Na terceira colocação, o evento premiou o neurocientista Dr. Jiaxing Li, pesquisador no estado americano do Oregon, que captou o interior da medula espinhal de um peixe-zebra, permitindo o acompanhamento do desenvolvimento de células nervosas.

Um material conhecido como fluido ativo foi a matéria-prima da imagem que rendeu o quarto lugar aos doutores Ignasi Vélez Ceron, Francesc Sagués e Jordi Ignés-Mullol, da Universidade de Barcelona, na Espanha. O vídeo mostra a movimentação de polímeros da proteína tubulina quando sofrem fricção.

Mas a grande diversão do concurso talvez tenha ficado por conta do vídeo que mostra um tardígrado cavalgando nas costas de uma lombriga. Conhecidos como ursos d’água, os animais microscópicos são superresistentes e podem sobreviver a climas extremos. O vídeo foi feito pelo engenheiro Quinten Geldhof, de Massachusetts.

Via Olhar Digital

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile