quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioCiência e tecnologiaJá imaginou um animal microscópico 'cavalgando' em uma lombriga? Veja!

Já imaginou um animal microscópico ‘cavalgando’ em uma lombriga? Veja!

O vídeo que mostra processos da embriogênese de moscas essenciais em pesquisas científicas conquistou o primeiro lugar da 14ª edição do concurso Nikon Small World in Motion. O evento anual convida fotógrafos e cientistas a enviar imagens obtidas por microscópio.

A gravação mais prestigiada foi feita pelo Dr. Bruno Vellutini, do Instituto de Biologia Molecular e Genética do Max-Plank-Institute, localizado na Alemanha. Foram captadas as ondas rítmicas de divisão e movimentos teciduais da formação embrionária em moscas-das-frutas.

A imagem foi feita a partir de microscopia de folha de luz, uma técnica que permite a captação dos movimentos em alta qualidade sem causar danos às amostras. 

“Os embriões de moscas-das-frutas estão em nossas casas, desenvolvendo-se em nossas cozinhas e em nossas lixeiras. O vídeo é particularmente impactante porque nos mostra como essas fascinantes dinâmicas celulares e teciduais acontecem todos os dias, ao nosso redor – mesmo nos seres vivos mais mundanos”, disse Vellutini ao site do concurso.

De gotas de água a bebê microscópico

Já a gravação que mostra a evaporação de gotas de água das escamas das asas de uma borboleta pavão ficou em segundo lugar, celebrando a artista Jay McClellan, de Michigan, nos Estados Unidos.

Na terceira colocação, o evento premiou o neurocientista Dr. Jiaxing Li, pesquisador no estado americano do Oregon, que captou o interior da medula espinhal de um peixe-zebra, permitindo o acompanhamento do desenvolvimento de células nervosas.

Um material conhecido como fluido ativo foi a matéria-prima da imagem que rendeu o quarto lugar aos doutores Ignasi Vélez Ceron, Francesc Sagués e Jordi Ignés-Mullol, da Universidade de Barcelona, na Espanha. O vídeo mostra a movimentação de polímeros da proteína tubulina quando sofrem fricção.

Mas a grande diversão do concurso talvez tenha ficado por conta do vídeo que mostra um tardígrado cavalgando nas costas de uma lombriga. Conhecidos como ursos d’água, os animais microscópicos são superresistentes e podem sobreviver a climas extremos. O vídeo foi feito pelo engenheiro Quinten Geldhof, de Massachusetts.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui