Início Geral Itu e Sorocaba disputam pelo novo parque da Cacau Show

Itu e Sorocaba disputam pelo novo parque da Cacau Show

0

As cidades paulistas de Itu e Sorocaba estão em uma disputa acirrada sobre o novo parque temático da Cacau Show. O embate ganhou força nesta semana, com uma série de postagens nas redes sociais, feitas pelos prefeitos de ambos os municípios.

Tudo começou com o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos-SP). Do último domingo, 17, à terça-feira 19, ele fez três publicações no Instagram em comemoração à construção do parque. Os vídeos destacam os potenciais benefícios que o projeto traria para a localidade, como a criação de empregos. 

Manga chegou a compartilhar um registro de um encontro com o dono da Cacau Show, Alê Costa, e a presidente da Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra), Vanessa Costa, em Orlando, no Estado norte-americano da Flórida

O prefeito de Sorocaba relatou que a ideia é construir o maior parque de diversões da América Latina, com previsão para concluí-lo em 2027.

Já o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola (Progressistas-SP), discorda. Em publicação no Instagram, ele disse que o parque da Cacau Show “não terá 1m sequer em Sorocaba”. Gazzola referiu-se às publicações de Manga como “notícia infundada”. 

A reivindicação de Itu pelo parque da Cacau Show

A prefeitura ituana publicou imagens de satélite e informações sobre a área de aproximadamente 5 milhões de metros quadrados que, segundo o município, está prevista no projeto protocolado na Secretaria de Obras. A prefeitura havia anunciado o projeto no site oficial da instituição, em 16 de outubro, quando também divulgou a possível planta baixa do parque. 

Para fortalecer sua posição, a Prefeitura de Itu revelou que a legislação municipal foi alterada para beneficiar a Cacau Show, ao permitir isenção total do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para a aquisição do terreno. A alteração veio através da Lei Complementar nº 35/2019, que inclui terrenos superiores a 4,5 milhões de metros quadrados no programa fiscal “Desenvolve Itu”. 

De acordo com o prefeito Guilherme Gazzola, a Cacau Show foi uma das primeiras empresas a se beneficiar dessa mudança. Ele disse ao jornal Folha de S.Paulo que a primeira reunião com os executivos da Cacau Show aconteceu em outubro de 2023, antes mesmo da aquisição da área por Alê Costa.

O Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou, em 17 de setembro, as concessões de duas licenças ambientais concedidas à CCSH Administração de Bens Intangíveis Ltda., que tem como sócios os proprietários da Cacau Show.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) outorgou licenças para um empreendimento denominado “Cacau Parque”. O nome do projeto é o mesmo da empresa Cacau Parque Empreendimentos e Participações Ltda., aberta em março de 2024.

A CCSH, sigla para Cacau Show, compõe o quadro societário da empresa, e a sede da Cacau Parque fica na cidade de Itu, no quilômetro 84 da Rodovia Castello Branco. A localização coincide com a área citada pela prefeitura do município para concessão do alvará e das licenças ambientais.

De acordo com a Prefeitura de Itu, cerca de 0,1% da área do terreno está dentro do município de Sorocaba, o que não alteraria a destinação dos encargos, dos impostos e de outras contribuições.

A defesa do outro lado da divisa 

Sorocaba diz que o novo parque também vai fazer parte da cidade e vai gerar benefícios para o local. O prefeito Rodrigo Manda disse à Folha que tomou conhecimento da relação do parque com o município depois de sua reeleição, em outubro.

O prefeito também disse que a viagem à Flórida foi feita com recursos próprios e que o convite para o encontro com Alê Costa e Vanessa Costa veio quando ele já estava em Orlando. “Pretendo fazer reuniões para debater a infraestrutura necessária para o parque”, comentou Manga. 

Ele disse à Folha que pretende incluir nas conversas o prefeito eleito de Itu, Herculano Passos, que é do mesmo partido. Além de correligionário, Manga diz que considera Passos um “amigo”.

Já a Cacau Show disse que o projeto para construção do parque está em fase de estudo e planejamento. Afirmou também que não vai comentar nenhuma informação sobre a área em que o parque será instalado. 

A empresa tem expandido seus negócios para além dos chocolates. A Cacau Show tem um hotel temático em Campos do Jordão, na região serrana de São Paulo, e anunciou em fevereiro a aquisição do PlayCenter, em Santo André, no ABC Paulista.



Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile