Início Destaque Israel destrói principal aeroporto do Iêmen em ataque aos houthis

Israel destrói principal aeroporto do Iêmen em ataque aos houthis

0

Um ataque aéreo israelense destruiu o aeroporto internacional de Sana’a e uma base aérea próxima, no norte do Iémen, nesta terça-feira, 6. A ofensiva foi lançada horas depois de Israel emitir uma ordem urgente de evacuação para a área.

A ação teve por objetivo desativar o principal aeroporto internacional do país, crucial para logística civil e militar.

A fábrica de concreto Al-Amran e a estação de energia Haziz, entre outras, também foram atingidas.

As Forças de Defesa de Israel (FDI) relataram que essas instalações estavam sendo usadas pelos rebeldes houthis, apoiados pelo Irã, para atividades operacionais e transporte de armas. O ataque foi uma resposta a um lançamento de míssil do grupo Houthi que atingiu a região de Tel-Aviv, em Israel.

A fábrica de concreto Al-Amran, localizada ao norte de Sana’a, é considerada um local estratégico para os houthis. Tem sido utilizada na construção de túneis e infraestrutura militar.

A destruição dessa fábrica impacta diretamente a capacidade do regime Houthi de sustentar suas operações militares. Fontes ligadas aos houthis confirmaram que os locais foram alvejados.

Israel declarou que o aeroporto foi desativado. Foi o segundo ataque em dois dias contra a infraestrutura usada pelo grupo terrorista apoiado pelo Irã. Na segunda-feira 5, o porto de Hodeidah havia sido bombardeado.

“A Força Aérea de Israel realizou ataques contra a infraestrutura terrorista do Houthi no aeroporto principal de Sana’a, no Iémen, desativando-o completamente”, declararam as FDI. “Esse ataque segue o recente lançamento de mísseis do Houthi, que visaram ao Aeroporto Internacional Ben-Gurion.”

A ação, de acordo com as FDI, visou a impedir novos ataques com mísseis.

“O aeroporto de Sana’a, como o porto de Hodeidah, é operado rotineiramente para fins terroristas”, relataram as FDI. “Isso mostra mais uma vez como a organização terrorista Houthi se vale de estruturas civis para fins militares.”

O pedido de evacuação do aeroporto foi anunciado em árabe pelo porta-voz militar Avichay Adraee, por meio de uma rede social. A mensagem, acompanhada de um mapa, alertava:

“Pedimos que evacuem imediatamente a área do Aeroporto Internacional de Sana’a e alertem todos ao seu redor sobre a necessidade de sair da região”, afirmou Adraee. “Permanecer no local representa risco de vida.”

A ordem gerou especulações sobre um novo bombardeio, depois dos ocorridos nestes dois dias.

A escalada de ataques ocorre em meio a uma nova onda de mísseis lançados pelos houthis contra Israel — um deles caiu próximo ao Aeroporto Ben-Gurion, em Tel-Aviv. O grupo terrorista não realizou nenhum aviso prévio para a evacuação de civis.

Governo de Israel acusa os houthis

As FDI acusam os houthis de serem financiados e orientados por Teerã para atacar Israel e seus aliados, afetar a estabilidade da região e ameaçar a navegação no Mar Vermelho.

“O regime terrorista Houthi tem operado há um ano e meio com apoio iraniano para atacar Israel, desestabilizar a ordem regional e ameaçar a liberdade de navegação”, declarou a instituição. “As FDI continuarão agindo com força contra qualquer ameaça, onde quer que esteja.”

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ao endossar a posição das FDI, prometeu respostas duras. Desde o início do conflito, em outubro de 2023, os Houthis vêm lançando foguetes contra Israel.

Logo depois dos ataques terroritas do Hamas, os mísseis foram lançados na região de Eilat. Depois avançaram para regiões mais no centro, entre elas Tel-Aviv. Muitos são interceptados, mas o governo considera os ataques uma ameaça crescente.

O Aeroporto Internacional de Sana’a, a 14 km da capital iemenita, é o principal terminal aéreo do país. Sua localização, próxima à base aérea de Al-Dailami, o torna alvo frequente de ataques militares. Em dezembro de 2024, bombardeios israelenses atingiram a torre de controle e o terminal, matando três civis, segundo autoridades locais.

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile