Início Destaque Iraquiano que queimou Alcorão em 2023 é morto a tiros na Suécia

Iraquiano que queimou Alcorão em 2023 é morto a tiros na Suécia

0

O iraquiano Salwan Momika, que queimou o Alcorão em 2023, foi morto a tiros na noite desta quarta-feira, 29, enquanto fazia uma transmissão ao vivo no TikTok. Diversos meios de comunicação locais, inclusive a emissora pública SVT, confirmaram o assassinato.

O crime ocorreu em um apartamento em Södertälje, na periferia de Estocolmo, na Suécia. Ele não resistiu aos ferimentos, depois de receber dois disparos.

Perfis no Twitter/X publicaram um vídeo que seria do momento do assassinato.

Momika ganhou notoriedade em 2023 ao incendiar uma cópia do Alcorão nas proximidades da Mesquita Central de Estocolmo. A ação desencadeou uma série de outras manifestações que resultaram na queima do livro sagrado do islamismo.

À época, Momika afirmou que seu gesto era um protesto contra a religião islâmica, e não contra os muçulmanos. Ele participou de outros atos e chegou a pisar no Alcorão e a usar a bandeira do Iraque para limpar os sapatos, diante da embaixada iraquiana no país.

O assassinato

Momika era refugiado do Iraque e residia em Estocolmo. Em outubro de 2023, as autoridades de imigração suecas decidiram não estender a autorização de residência dele.

O motivo era que ele, supostamente, teria fornecido informações incorretas sobre sua necessidade de proteção. Apesar disso, Momika recebeu uma nova autorização provisória, porque sua deportação para o Iraque não foi possível por razões de segurança.

queima de Alcorão
Ativista protestava contra o islamismo | Foto: Reprodução/Twitter/X

A Polícia de Estocolmo o acusou de “incitação contra um grupo étnico”. Ele relatava sofrer perseguições por causa de suas críticas ao Islã.

O assassinato ocorreu um dia antes da data marcada para o Tribunal Distrital de Estocolmo divulgar a decisão sobre as acusações contra ele. Em virtude da morte, a sessão acontecerá somente no dia 3 de fevereiro.

As autoridades locais informaram que um “tiroteio suspeito ocorreu no interior de um prédio de apartamentos”. A polícia prendeu cinco suspeitos.

“A polícia encontrou um homem de 40 anos baleado e o levou ao hospital”, informou a Polícia Nacional. “O homem com o ferimento à bala já faleceu. Começamos uma investigação preliminar sobre assassinato.”



Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile