Início Destaque insatisfeito com Lula, movimento promete invasões em 2025

insatisfeito com Lula, movimento promete invasões em 2025

0

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) cobrou nesta sexta-feira, 20, uma visita do presidente Lula da Silva aos assentamentos. O movimento reforçou suas críticas à falta de avanço na reforma agrária e prometeu invasões pelo país em 2025.

Em seu balanço anual, a direção do MST, que tem feito críticas frequentes à gestão petista, afirmou que apoia o governo. No entanto, cobrou principalmente a entrega de novos assentamentos e mudanças na agenda política e de comunicação.

Para MST, governo faz gestão “vergonhosa”

“Não entenda como uma crítica. Contudo, não é razoável que em dois anos o presidente Lula não visite nenhum assentamento”, disse João Paulo Rodrigues, dirigente do MST.

No início do mês, em protesto à política agrária do governo Lula, o movimento fez invasões primeiramente no Rio Grande do Sul e depois no Pará. Nesta semana, o líder nacional do movimento, João Pedro Stedile, foi duro. Disse que a organização cansou-se de promessas e chamou de “vergonhosa” a gestão da reforma agrária.

Rodrigues afirmou que Lula e o ministro Paulo Teixeira receberam um convite formal para visitar um assentamento no próximo ano. A expectativa do movimento é que o encontro sirva para anunciar entregas de novos assentamentos até 2026.

Conforme o dirigente Ceres Hadich, os números até o momento causam preocupação e exigem uma reação severa nos próximos dois anos. “A gente tem hoje uma perspectiva de assentamento entre 9 e 10 mil famílias para o final deste ano e início de 2025. Efetivamente, desde o ano passado, nenhuma família foi para a terra, como diz o presidente Lula”, afirmou ao jornal Estado de Minas.

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile