Áreas de instabilidade seguem predominando no Brasil e há alertas para chuvas intensas e tempestades para esta quinta-feira (07). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 16 estados e o Distrito Federal podem registrar ventos intensos e até granizo.
Quatro estados brasileiros estão sob alerta vermelho. Isso significa alto risco de perigo, com a velocidade dos ventos podendo chegar a até 100 km/h e podendo chover 100mm no dia.
Risco de chuva em praticamente todo o país
Segundo o Inmet, os três estados do Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) e o sul do estado de São Paulo serão as áreas mais afetas, com risco de tempestades severas e queda de granizo. Esse cenário pode causar problemas como queda de energia elétrica, alagamentos, queda de galhos de árvores e descargas elétricas.
Seis estados, por sua vez, estão sob alerta laranja. Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Rondônia podem enfrentar chuvas entre 30 e 60 mm/h ou entre 50 e 100 mm/dia, além de ventos de 60 a 100 km/h.
Já o alerta amarelo, que indica “perigo potencial”, foi emitido para Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Rio de Janeiro, Maranhão, Piauí e Distrito Federal. Nestas regiões pode chover até 50 mm/dia e os ventos podem chegar até 60 km/h.
Leia mais
Recomendações em caso de temporais
- O Inmet também emitiu recomendações de segurança para as regiões afetadas.
- Em caso de tempestades com rajadas de vento, o ideal é evitar ficar sob árvores devido ao risco de raios.
- Também é desaconselhado estacionar perto de torres de transmissão ou placas de publicidade, que podem ser derrubadas pelo vento forte.
- Além disso, a orientação é evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante as tempestades, para prevenir riscos de choque elétrico.