Início Destaque II Festival de Batuques de Quilombos do Piauí será realizado em Campinas...

II Festival de Batuques de Quilombos do Piauí será realizado em Campinas do Piauí

0

Com o tema “Reisados Quilombolas”, será realizado, nos dias 25 e 26 de outubro, na Comunidade Quilombola Salinas, em Campinas do Piauí, o II Festival de Batuques de Quilombos do Piauí. A programação conta com oficinas de canto, dança e percussão, rodas de diálogos sobre cultura quilombola, educação escolar quilombola e salvaguarda do patrimônio material e imaterial dos quilombos. O evento também marca a realização do I Encontro de Mestres e Mestras dos Reisados Quilombola.

O evento reúne pesquisadores de diversas universidades, bem como de escolas municipais, estaduais e famílias agrícolas com objetivo de difundir os valores das manifestações culturais existentes nas diversas comunidades quilombolas piauienses. O Festival também promove um encontro com grupos de reisados dos quilombos Mimbó (Amarante), Curral Velho (São João do Piauí), Salinas (Campinas do Piauí), Custaneira (Paquetá do Piauí) e Lagoas (São Raimundo Nonato), considerado pelo IBGE o segundo maior Território Quilombola do Nordeste.

O II Festival de Batuques de Quilombos do Piauí tem apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec), e é patrocinado pela Equatorial Piauí. “Nosso Piauí é rico culturalmente e é muito importante para nós, fazedores e fazedoras de cultura, contar com investimentos do poder público e da iniciativa privada para que possamos, cada vez mais, fortalecer os nossos saberes e fazeres culturais”, afirma Marcos Vinícius Ferreira, coordenador do festival.

O evento tem programação gratuita e reúne diversos batuques e grupos de reisados que preservam uma tradição centenária que abrange manifestações materiais e imateriais dos povos negros de descendência africana no Brasil, como o Samba de Cumbuca e reisado do Quilombo Salinas, a Lezeira e o reisado de Costaneira, o Pagode do Mimbó, a Capoeira de Quilombo, dança de reggae, Terreiros de Umbanda dentre outros. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile