Teve início nesta terça-feira, 14 de maio de 2025, na Casa da Mulher Brasileira, o I Seminário Saúde em Rede: fortalecendo o enfrentamento à violência contra a mulher. A programação, que segue até o dia 11 de junho, acontece das 8h às 18h e reúne profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), em uma jornada de formação e diálogo entre as políticas públicas de saúde e de enfrentamento à violência de gênero.
Promovido pela Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher – Balançando a Rede, o seminário é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM) e a Fundação Municipal de Saúde (FMS). A ação busca fortalecer os serviços públicos no acolhimento às mulheres em situação de violência, com foco em um atendimento mais humanizado e protetivo.
A abertura da primeira turma marcou um momento importante para a prevenção e enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres. Profissionais da saúde participaram ativamente das discussões, que abordaram desde o papel da rede de proteção até estratégias práticas para o acolhimento e encaminhamento adequado das vítimas.
> “Acreditamos que com este seminário estamos dando mais um passo na construção de serviços públicos que acolham, protejam e garantam direitos às mulheres. É um movimento em direção à equidade de gênero e à justiça social”, afirmaram as organizadoras do evento.
Ao longo das próximas semanas, novas turmas participarão da formação, fortalecendo o compromisso da rede municipal com uma atuação articulada e qualificada no combate à violência de gênero em Teresina.