Um novo fluxo de trabalho no centro cirúrgico do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), foi implantado esta semana. O objetivo é prevenir possíveis falhas operacionais e otimizar a realização de cirurgias. O novo processo de trabalho, chamado de Bate Mapa, é uma reunião estratégica realizada, diariamente, com todos os setores envolvidos com a atividade, no caso as cirurgias.
“Na reunião são alinhadas as informações sobre o mapa cirúrgico do dia seguinte. No Bate Mapa, a atividade planejada é checada, confirmada todas as etapas deste material, exames necessários e equipe envolvida. A partir das confirmações o mapa cirúrgico do dia seguinte é fechado”, explica Jalyni Alcântara, gerente de enfermagem do centro cirúrgico do HUT.
Pelas novas regras do Bate Mapa não haverá possibilidade de aviso para cirurgia, no dia seguinte, após o meio-dia do dia anterior da data do procedimento denominado de D-1. Ou seja, as cirurgias que serão realizadas, serão exclusivamente aquelas previamente planejadas no mapa cirúrgico que é fechado no dia anterior. Encaixe de cirurgias para o mesmo dia (D0) serão permitidos apenas para urgências e emergências.
Para a diretora de enfermagem do HUT, Suelen Silva, o Bate Mapa garante mais organização e eficiência do setor facilitando a tomada de decisão. “Com a implantação do novo fluxo trabalhamos na prevenção de possíveis falhas operacionais, otimizando o tempo e o uso do centro cirúrgico”, reforça Suelen.
O novo fluxo faz parte do Projeto Lean que trabalha com a eficiência na qualidade da oferta de serviços de saúde nas unidades de urgência e emergência. A metodologia de avaliação e qualificação dos serviços de saúde é desenvolvida através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) e executada em parceria com o hospital Sírio-Libanês.O HUT é o primeiro hospital do Piauí selecionado para a Fase II do Projeto Lean nos Hospitais.