Cerca de 30 mil itens são esterilizados, diariamente, no Centro de Material e Esterilização (CME) do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Esse processo é fundamental para eliminar todas as formas de vida microbiana que podem contaminar produtos e materiais utilizados na saúde.
Hoje, 10 de abril, é o Dia Internacional da Ciência da Esterilização, uma data que visa conscientizar sobre a importância desse procedimento para a saúde dos pacientes e profissionais.
O HUT tem um CME que funciona 24 horas por dia, contando com uma equipe de oito enfermeiros e 78 técnicos de enfermagem. Eles são responsáveis pela esterilização de instrumentos cirúrgicos, roupas e materiais de assistência respiratória usados no hospital.

Equipe esteriliza equipamentos no HUT (Fotos: Ascom HUT)
A gerente de enfermagem do Centro de Material e Esterilização do HUT, Olinda Monteiro, destaca que o CME é essencial para a prevenção de infecções, funcionando como o “coração” do ambiente hospitalar. Ela destaca que o trabalho realizado no CME vai além de simples procedimentos técnicos porque envolve uma prática científica que requer um profundo conhecimento em microbiologia, química, física e normas sanitárias.
“A eficiência desse setor é fundamental para garantir a qualidade dos cuidados de saúde, refletindo sua importância tanto no contexto hospitalar quanto na saúde pública”, ressalta Olinda.