Início Destaque Hospital Infantil realiza mais de 4 mil atendimentos e 300 cirurgias por...

Hospital Infantil realiza mais de 4 mil atendimentos e 300 cirurgias por mês 100% SUS – pi.gov

0

O Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP), referência em atendimento pediátrico exclusivo pelo SUS no Piauí, completa 39 anos com números que comprovam sua importância na rede pública de saúde. Por mês, a unidade realiza, em média, 4 mil atendimentos ambulatoriais, mais de 300 cirurgias e mantém uma média de 240 internações, incluindo enfermarias, UTIs e Unidade de Cuidados Especiais (UCE).

Com estrutura de 106 leitos, sendo 28 de UTI, 6 na UCE e 72 em enfermarias, o hospital oferece uma assistência completa e especializada, contando ainda com centro cirúrgico moderno, ambulatórios em diversas especialidades, exames de imagem, laboratório próprio, além de brinquedoteca e programas terapêuticos.

Nos últimos dois anos, a unidade dobrou sua capacidade cirúrgica, principalmente com a adoção do modelo Hospital Dia, que permite a alta no mesmo dia com segurança e agilidade. Esse avanço reduziu o tempo de espera por procedimentos e ampliou o acesso de crianças aos serviços.

Além dos atendimentos, o HILP se destaca em programas que são referência nacional:

•Único no Brasil com o Programa de Espasticidade Infantil com atendimento regular e permanente;
•Primeiro hospital 100% SUS do país habilitado a aplicar o Zolgensma, tratamento mais eficaz contra a Atrofia Muscular Espinhal (AME);
•Centro de Tratamento de Fibrose Cística com equipe multidisciplinar;
•Serviço de Triagem Neonatal e CRIE estadual, além de parcerias com a Secretaria de Educação para escolarização hospitalar.

Entre os avanços recentes estão a ampliação do ambulatório, climatização das enfermarias, implantação de tomografia e radiologia SUS, agência transfusional 24h, e serviço de nutrição parenteral.

A diretora-geral, Dra. Leiva Moura, reforça que os avanços estruturais e assistenciais têm permitido atender mais e melhor. “A cada mês, ampliamos nosso alcance e otimizamos o atendimento às crianças que dependem exclusivamente do SUS”, disse.

Diretora-geral do HILP, Dra. Leiva Moura.

Já a diretora técnica, Dra. Lorena Mesquita, destaca o impacto humano do trabalho. “Mais que números, o HILP é um espaço de acolhimento, cuidado e esperança para milhares de famílias piauienses”, ressaltou.

Diretora técnica do HILP, Dra. Lorena Mesquita.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile