sexta-feira, abril 18, 2025
InícioDestaqueHaddad nega que governo vai taxar big techs norte-americanas

Haddad nega que governo vai taxar big techs norte-americanas

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, negou a informação de que o governo federal pretende taxar as big techs caso os Estados Unidos imponham tarifas sobre o aço e o alumínio brasileiros.

“Para não deixar dúvida, não é correta a informação de que o governo Lula deve taxar empresas de tecnologia se o governo dos Estados Unidos impuser tarifas ao Brasil”, disse o ministro nesta segunda-feira, 10, em seu perfil no X.

“No mais, o governo brasileiro tomou a decisão sensata de só se manifestar oportunamente com base em decisões concretas e não em anúncios que podem ser mal interpretados ou revistos”, disse Haddad. “Vamos aguardar a orientação do presidente [Lula].”

Haddad nega Folha

A notícia foi publicada pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. Segundo ela, o governo Lula taxaria as plataformas digitais norte-americanas caso o presidente dos EUA, Donald Trump, elevasse em até 25% as tarifas para o aço e o alumínio.

A medida afetaria diretamente o Brasil, que é o segundo maior exportador de aço para os EUA. 48% do total de tudo o que o país vende no exterior são direcionados ao mercado norte-americano, num total de US$ 5,7 bilhões em 2024.

A taxação das plataformas afetaria empresas como Amazon, Facebook, Instagram, Google e Spotify. De acordo com o texto, os serviços de streaming de música, podcasts e vídeos contam com milhares de assinantes sem pagar impostos no Brasil.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui