Início Ciência e tecnologia Governo quer criar estatal aeroespacial no Brasil; entenda

Governo quer criar estatal aeroespacial no Brasil; entenda

0

Já está na Câmara dos Deputados um projeto de lei que cria uma empresa pública aeroespacial. Batizada de Alada, essa estatal cuidaria do desenvolvimento e eventual lançamento de satélites e foguetes. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, ela também seria responsável pela gestão da base de Alcântara, no Maranhão.

A Alada é um desejo do governo e das Forças Armadas há muito tempo, desde a época em que a presidente era Dilma Rousseff. O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) realiza estudos sobre o assunto há pelo menos 8 anos.

Leia mais

A iniciativa só não andou antes por que esbarrava na ampliação de Alcântara, o que removeria família quilombolas da região. Em setembro, porém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um acordo com essas comunidades, encerrando um litígio que durava décadas.

O plano de criação da nova estatal e o envio do projeto de lei ao Congresso só foi possível após essa assinatura. Se aprovada, a nova empresa pública aeroespacial será subsidiária de outra estatal, a NAV Brasil, criada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

A proposta está atualmente nas chamadas comissões temáticas da Câmara. Depois, ainda precisa passar pelo plenário da Casa e pelo Senado. Não há prazo para isso acontecer.

Representação artística do ML-BR, um foguete brasileiro para lançar satélites a partir de Alcântara – Imagem: Divulgação/Cenic

Quando falamos em gestão de Alcântara, a ideia seria transformar a base no Maranhão numa espécie de referência para o lançamento de artefatos espaciais. Não só brasileiros, mas do mundo todo.

O local poderia ser “alugado” por outros países ou empresas, que poderiam também utilizar os equipamentos, além da estrutura. O objetivo do governo com esse projeto é aumentar a frequência de lançamento de foguetes na região.

Mas quais empresas e países seriam esses? De acordo com o jornal Folha de São Paulo, um grupo de trabalho do GSI teria mapeado alguns interessados e essa lista incluiria as americanas SpaceX e Blue Origin.

O ministro do GSI, Marcos Antonio Amaro, porém, nega qualquer interesse em negociar com a companhia de Elon Musk.

Vista externa da sede da SpaceX em Hawthorne, na Califórnia – Imagem: Tada Images/Shutterstock

A Força Aérea Brasileira (FAB), por sua vez, afirmou, em nota, que a nova estatal deverá “flexibilizar a interação estatal com as instituições interessadas em se valer da grande vantagem competitiva do Brasil, decorrente de um dos centros de lançamento mais bem localizados do mundo, o Centro de Lançamento de Alcântara”.

Ou seja, não confirmou nem negou a informação trazida pelo jornal. Fato é que tanto o GSI como a FAB apostam na localização da base aeroespacial de Alcântara como um diferencial de mercado. E isso ficou claro no texto da Força Aérea.

Um lugar estratégico

  • O Centro de Lançamento de Alcântara fica no município de mesmo nome no estado do Maranhão.
  • Ele é considerado uma das bases mais bem localizadas do mundo, pois fica a apenas 250 km da linha do Equador.
  • Nessa região, o foguete consegue aproveitar a velocidade de rotação da Terra para entrar em órbita – o que reduz gastos com combustível.
  • O local também tem um período de chuvas bem definido e, na maior parte do ano, faz sol.
  • Ou seja, as condições são extremamente favoráveis para o lançamento dos foguetes.
  • Como vocês sabem, o Brasil não tem um histórico muito rico de missões espaciais.
  • Alcântara, porém, já sediou o lançamento de foguetes de outros países.
  • Entre eles os Estados Unidos, que, desde 2019, tem um acordo com o Brasil para uso comercial da base.
A Base de Alcântara é o centro de lançamento com maior potencial no Brasil – Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil
  • Lembrando que uma base aeroespacial não lança somente foguetes para Marte ou para a Lua.
  • Hoje em dia, esses lançamentos são mais regulares, pois podem levar satélites de internet para o espaço.
  • E aí que a SpaceX entraria: a empresa é responsável por mandar os satélites da Starlink, também de Elon Musk, para fora do planeta.

Você pode ler mais curiosidades sobre a Base de Alcântara neste outro texto do Olhar Digital.

Via Olhar Digital

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile