Início Destaque Governo do Piauí mobiliza esforços para combater a seca no semiárido –...

Governo do Piauí mobiliza esforços para combater a seca no semiárido – pi.gov

0

A equipe da Secretaria de Planejamento (Seplan) participou, nesta quarta-feira (9), de uma reunião na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM), com prefeitos de diversas cidades, para discutir a situação da seca no estado e montar um plano de ação para mitigar os impactos ao longo de 2025.

A escassez de chuvas e seus efeitos sobre a população do semiárido motivaram uma mobilização do Governo Estadual. A Seplan, em colaboração com as secretarias da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) e da Defesa Civil do Piauí (Sedec), está oferecendo suporte aos municípios afetados.

Um dos primeiros passos anunciados foi o apoio emergencial de R$ 6 milhões, que será destinado prioritariamente ao abastecimento de água nas regiões mais impactadas. O secretário de Planejamento, Washington Bonfim, ressaltou o comprometimento do Governo Estadual, seguindo a determinação do governador Rafael Fonteles.

“Estamos unidos, preocupados com a situação e tomando providências. Estivemos com prefeitos de municípios como Dirceu Arcoverde, Pimenteiras, Dom Inocêncio, Marcolândia e representantes de Fartura, para discutir a seca, que este ano começou muito cedo. Praticamente não tivemos chuvas no semiárido, e definimos uma pauta de trabalho que se estenderá ao longo de todo o ano”, afirmou o secretário.

Bonfim detalhou também as ações planejadas. “A Sasc fornecerá cestas básicas e recursos financeiros, a Sada dará suporte à produção animal, e a Seplan e a Defesa Civil serão responsáveis pelo planejamento e coordenação dessas ações, tanto internamente no governo quanto com outros órgãos, como o Exército Brasileiro e o Governo Federal”, disse.

O encontro na APPM deu continuidade a uma reunião emergencial realizada na terça-feira (8), que reforçou a necessidade urgente de unir os esforços dos governos municipal, estadual e federal para enfrentar os efeitos da estiagem, que já atinge 129 municípios no Piauí.

A reunião contou com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Governo do Estado, das Defesas Civis estadual e nacional, além de prefeitos e gestores municipais de várias regiões, sinalizando um esforço conjunto e coordenado para enfrentar os desafios impostos pela seca.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile