Início Destaque Governo do Piauí dá início à missão do Programa Piauí Sustentável e...

Governo do Piauí dá início à missão do Programa Piauí Sustentável e Inclusivo com apoio do BID e FIDA – pi.gov

0

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria do Planejamento (Seplan), fez a reunião de abertura da missão do Programa Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI) nesta terça-feira (22). O encontro marcou o início das atividades da missão com a presença de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e da equipe técnica da Unidade Coordenadora do Projeto (UCP).

Durante a reunião, foram apresentados os objetivos da missão, a revisão da agenda de ações e os avanços já alcançados pelo programa. Também participaram o coordenador do programa no Brasil e chefe da equipe do FIDA, Hardi Vieira, e o chefe de equipe do BID, Octavio Damiani.

O secretário de Planejamento, Washington Bonfim, destacou o papel central da Seplan na condução do projeto. “A Seplan tem desempenhado o papel na articulação e coordenação do PSI, garantindo que os esforços sejam integrados e eficazes para, desta forma, melhorar a qualidade de vida da população rural e criando oportunidades para todos”, afirmou o gestor.

O diretor-geral do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Rodrigo Cavalcante, também celebrou os avanços do órgão dentro do programa. “O Interpi tem orgulho de integrar esse esforço coletivo. Já conseguimos titular 2.295 famílias em 35 comunidades rurais atendidas pelo programa. Esses resultados demonstram o compromisso das nossas equipes com a inclusão social, a segurança jurídica e a justiça fundiária”, destacou.

Fotos: Geirlys Silva

 

A secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, apresentou os progressos da pasta no âmbito do PSI. “A SAF avançou na seleção das associações participantes e já finalizou a lista dos Projetos de Apoio à Produção (PAPs) aprovados nos territórios Entre Rios, Vale do Guaribas e Vale do Sambito. Também contratamos especialistas em Meio Ambiente, Monitoramento, Cadeias Produtivas, Aquisições e Apoio às Associações e Cooperativas”, explicou.

A programação da missão segue com reuniões técnicas até quarta-feira (23) e entre os dias 24 e 25 serão realizadas visitas de campo a diversas comunidades. Entre os locais que receberão as equipes do programa estão o Quilombo Caldeirão, em Amarante; a Comunidade Riacho dos Negros, em Palmeirais; a Comunidade Cercado Velho, em São Francisco do Piauí; a Comunidade Alagoinhas, em Oeiras; o município de Palmeiras; o Quilombo Cepisa, em São João da Varjota; a Comunidade Novo Horizonte, em Angical; a Comunidade Canadá Corrente, também em Oeiras; e a Comunidade Lagoa do Barro, em Regeneração.

As visitas serão divididas em dois grupos, com a participação das equipes do FIDA e do BID. Os temas abordados serão inclusão produtiva, segurança hídrica e saneamento, acessibilidade, recuperação ambiental, além de regularização fundiária e ambiental.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile