Início Ciência e tecnologia “Golpe do dinheiro esquecido” tem vídeo com deepfake de Haddad

“Golpe do dinheiro esquecido” tem vídeo com deepfake de Haddad

0

Nesta quarta-feira (23), o governo federal alertou para um golpe relacionado ao dinheiro esquecido em contas bancárias. Para executá-lo, os criminosos estão utilizando um vídeo falso com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Criminosos utilizam vídeo falso do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (Imagem: Reprodução/Secom)

Nele, o deepfake de Haddad induz a vítima a acessar sites que simulam as páginas oficiais do governo e que pedem o login e a senha do Gov.br. Uma vez que o usuário digita estas informações, o portal falso indica que há quantias a receber, mas exige um pagamento para liberá-la.

Novo golpe na praça envolve deepfake de Haddad

  • Conforme informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), o golpe é “sofisticado e com potencial de enganar muita gente”;
  • Vale lembrar que o único método oficial para se consultar o valor esquecido é por meio do Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC) (saiba como acessar mais abaixo);
  • Além disso, a Secom recomenda que o usuário não clique em links suspeitos e procurar canais oficiais de atendimento se houver dúvida;
  • “O governo federal não hospeda sites e sistemas usando extensões estrangeiras. Se você receber algum link mencionando uma política pública ou ação do governo que a home page não termine em ‘.br’, você pode estar diante de uma ameaça virtual”, salientou.

Consultando o dinheiro esquecido

Para consultar o SVR e descobrir se você tem dinheiro esquecido, acesse o site oficial, clique em “Consulte valores a receber”.

Lá, basta digitar seu CPF (ou de pessoa falecida, desde que você seja o representante oficial) e dana de nascimento. Caso seja empresa, digite o CNPJ e data de abertura. Também é preciso digitar caracteres especiais mostrados na página e, então, clicar em “Consultar”.

Na sequência, o site traz se o usuário tem ou não saldo remanescente para resgate. Se houver, o sistema traz a instituição financeira e se é possível, pelo próprio portal, realizar o resgate — o que precisa de uma conta Gov.br nível Prata ou Ouro. Detalhe: tudo isso é gratuito. O governo não solicita cobrança para liberar seu dinheiro.

Lupa dourada sobre notas de reais
Prazo para pedir devolução do dinheiro esquecido já acabou (Imagem: rafastockbr/Shuttestock)

Contudo, o prazo para solicitá-lo encerrou-se em 16 de outubro, sendo, agora, necessário que a pessoa questione o recolhimento dos valores pelo Tesouro Nacional e solicite-os de volta em até 30 dias, contados a partir da publicação no Diário Oficial da União.

Via Olhar Digital

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile