Um novo modelo de inteligência artificial foi lançado pelo Google na terça-feira (25). A versão Gemini 2.5 Pro Experimental se destaca por “pensar”, além saber lidar com questões mais complexas.
Segundo a empresa, esse é o desenvolvimento “mais inteligente” de inteligência artificial até o momento. A versão está disponível na plataforma de desenvolvedores da empresa, o Google AI Studio, e também no aplicativo Gemini para usuários que assinam o Gemini Advanced.
Com raciocínio aprimorado, o Gemini 2.5 “pensa” de maneira aprofundada para responder perguntas dos usuários. O mecanismo também já está presente em ferramentas como DeepSeek e ChatGPT, que analisam contextos para ter respostas mais assertivas principalmente em questões de codificação, matemática e ciências.
Segundo o anúncio do lançamento, a novidade “se refere à sua habilidade de analisar informações, tirar conclusões lógicas, incorporar contexto e nuance e tomar decisões informadas”.
O modelo também possui uma codificação avançada com relação ao Gemini 2.0. A versão é capaz, por exemplo, de criar de aplicativos da web visualmente atraentes e aplicativos de código agentic, juntamente com transformação e edição de código.
Os avanços tecnológicos desenvolvidos na ferramenta de IA representa uma tentativa do Google de concorrer com outros desenvolvedores.

Como alunos podem usar IA para melhorar o estudo; simulados e mais