Início Destaque Gabinete de Lula dispensa servidor e dá vaga a amigo de Janja

Gabinete de Lula dispensa servidor e dá vaga a amigo de Janja

0

O Palácio do Planalto dispensou o servidor responsável por cuidar do acervo pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O historiador Claudio Soares Rocha perdeu o posto para Jackson Raymundo, amigo da primeira-dama Janja da Silva. Ele era secretário-executivo do Conselho Nacional de Educação, segundo o jornal Estadão. O gabinete de Lula e a assessoria da primeira-dama não se manifestaram.

A Diretoria de Documentação Histórica fica no gabinete pessoal de Lula, no Palácio do Planalto. A área responde principalmente pela organização do acervo privado do presidente, incluindo, desse modo, os presentes recebidos e as cartas que chegam para o chefe do Executivo. Sem cargo formal no governo, Janja tem influência na gestão desde que Lula assumiu o mandato, em 2023. 

Janja tenta manter o seu poder 

A primeira-dama já interferiu diversas vezes em decisões do Poder Executivo. Ela usa os serviços de uma equipe informal com pelo menos 12 integrantes. Algumas dessas pessoas cuidam da gravação e da edição de vídeos que a mulher de Lula usa em seus perfis pessoais nas redes sociais, principalmente em viagens internacionais. 

Apesar disso, Janja não teria sido poupada pelo novo chefe da Secretaria de Comunicação (Secom), o publicitário Sidônio Palmeira, que substitui o ex-ministro Paulo Pimenta. A ida de um aliado de Janja para cuidar do acervo pessoal de Lula ocorre no momento, diz o Estadão, em que o Planalto tenta abrigar apadrinhados da primeira-dama depois da troca de comando na Secom.

Exonerado do cargo, Claudio Soares Rocha já obteve a sua aposentadoria junto ao governo federal, onde cuidou dos acervos de José Sarney, Fernando Collor de Mello, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Rousseff. Em 2023, Lula o chamou de volta para a função.

A substituição do auxiliar do presidente ocorreu pouco depois de o Planalto organizar uma exposição sobre a história de Lula. O conteúdo ganhou espaço no terceiro andar do prédio onde fica o gabinete presidencial. Um dos itens expostos é uma camisa preta e branca que Lula usou quando era dirigente sindical.

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile