Início Geral Frente fria persiste, mas perde força nesta terça-feira, 13

Frente fria persiste, mas perde força nesta terça-feira, 13

0

A terça-feira, 13, será marcada por padrões climáticos distintos entre as regiões do Brasil. A influência de uma frente fria que avançou pelo país na última semana ainda persiste em parte do território nacional, embora perca força gradativamente. A atuação de uma massa de ar frio e úmido, por sua vez, mantém o tempo instável em algumas regiões, como a faixa leste do Brasil.

Nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o padrão atmosférico continua semelhante ao do fim de semana: predominância de céu nublado, com aberturas localizadas de sol. A faixa leste paulista e fluminense segue sob efeito de ventos úmidos vindos do oceano, o que mantém o céu encoberto e favorece chuviscos isolados, sobretudo no litoral sul paulista.

De acordo com os modelos meteorológicos, a capital paulista registra mínima de 14 °C e máxima de 21 °C, enquanto o Rio de Janeiro varia entre 20 °C e 24 °C. As temperaturas permanecem amenas ao longo do dia, com sensação de frio nas madrugadas e no começo das noites, de acordo com o site Meteored.

Na Região Sul, a massa de ar frio atua de forma mais intensa. O tempo fica seco e firme, com poucas nuvens sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em Porto Alegre, o tempo será ensolarado, com mínima de 14 °C e máxima de 24 °C. A sensação térmica é de frio ao amanhecer, especialmente nas regiões serranas.

Frente fria atinge a Bahia

A frente fria que se deslocou da região Sul atinge nesta segunda o litoral da Bahia, especialmente nas cidades de Ilhéus, Porto Seguro e Salvador. A previsão sugere chuvas intensas a moderadas, com acumulados significativos que podem ultrapassar os 100 mm em pontos isolados, o que eleva o risco de alagamentos pontuais.

O tempo permanece instável durante todo o dia nessas áreas, enquanto em Estados como Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, o sol predomina com variação de nuvens. Em Salvador, as temperaturas oscilam entre 23 °C e 27 °C.

A atuação do sistema de alta pressão depois da passagem da frente fria transporta umidade do oceano em direção à faixa leste do Sul e Sudeste | Imagem: Meteored/Reprodução

O Centro-Oeste permanece sob influência da borda da massa de ar frio, o que mantém o tempo estável e ensolarado em áreas como Brasília e Campo Grande. Já em regiões como Cuiabá e Sinop, o tempo fica instável, com possibilidade de chuvas rápidas. As temperaturas sobem ao longo do dia, especialmente em Mato Grosso.

A região Norte segue sob regime de instabilidade tropical, com calor e pancadas de chuva ao longo do dia. Cidades como Manaus, Boa Vista, Santarém, Belém e São Gabriel da Cachoeira apresentam máximas superiores a 30 °C, com registro de trovoadas. Segundo a previsão, há maior concentração de chuvas no Amazonas e norte do Pará.

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile