Início Geral Frente fria avança pelo Sul e afeta o Sudeste nesta quarta-feira, 21

Frente fria avança pelo Sul e afeta o Sudeste nesta quarta-feira, 21

0

O tempo nesta quarta-feira, 21, será marcado pela atuação simultânea de duas dinâmicas climáticas: a formação de uma nova frente fria na Região Sul e a intensificação de chuvas no litoral do Nordeste. O dia começa com céu encoberto e previsão de chuvas fortes especialmente em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul.

A atuação da frente fria trará chuvas intensas, ventos de até 60 km/h, risco de queda de galhos de árvores, descargas elétricas e alagamentos. Cidades como Chapecó (SC) e General Carneiro (PR) estão entre as áreas de atenção. No Paraná, as chuvas se intensificam no período da tarde e alcançam o leste do Estado.

Já o Rio Grande do Sul, apesar do tempo mais nublado e temperaturas mais amenas, terá menor volume de precipitação. A exceção são áreas próximas à divisa com SC, onde ainda pode chover forte. A Região Sudeste permanece, majoritariamente, com céu aberto e tempo estável, especialmente em Minas Gerais, Espírito Santo e interior de São Paulo.

No entanto, a capital paulista e o litoral sul do Estado devem registrar aumento de nebulosidade ao longo da tarde, com possibilidade de chuvas fracas e isoladas à noite — um prenúncio da frente fria que se aproxima e que deve atuar com mais força nos dias seguintes.

Temperaturas sobem durante o dia e chegam aos 29°C em São Paulo, 26°C no Rio de Janeiro e 26°C em Belo Horizonte, segundo o mapa de temperaturas. No entanto, há previsão de queda gradual nos próximos dias, de acordo com o site Meteored.

Frente fria se aproxima e deve mudar o cenário nos próximos dias

A Região Centro-Oeste continua com predomínio de tempo seco e quente, principalmente em Cuiabá (31°C), Campo Grande (29°C) e Goiânia. Nebulosidade variável pode surgir, mas sem previsão de chuva significativa. A temperatura elevada e a baixa umidade continuam como as principais preocupações da região.

A Região Norte será marcada por chuvas em praticamente todos os Estados, com maior intensidade no Amazonas, Pará, Acre e Amapá. As imagens de precipitação mostram acumulados significativos no oeste da Amazônia e no noroeste do Pará, com destaque para cidades como Manaus, Belém e Boa Vista, onde são esperadas pancadas de chuva ao longo do dia.

Em contrapartida, áreas como Porto Velho e Palmas devem registrar tempo parcialmente nublado com períodos de sol, mesmo com chuvas isoladas previstas, sobretudo no fim da tarde e começo da noite, sem indicativo de volumes elevados.

Previsão de nebulosidade e chuva na quarta-feira mostra a atuação da frente fria em São Paulo | Imagem: Meteored/Divulgação

O tempo segue instável na faixa leste do Nordeste, especialmente entre Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. A previsão sugere chuvas contínuas e localmente fortes, com acumulados próximos a 400 mm até o final do dia, sobretudo em Maceió, Recife e João Pessoa.

Capitais como Salvador, Natal e Aracaju também estão sob risco de alagamentos e transtornos. Já no interior nordestino, o tempo se mantém mais firme, com variações de nebulosidade e temperaturas em elevação.

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile