Foto: Ascom SMPM
Na manhã desta terça-feira, o serviço Florescer Salobro promoveu um importante momento de diálogo, escuta e acolhimento, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em abril. A atividade, realizada em parceria com a OAB-PI, contou com uma roda de conversa que teve como tema central: “Com amor, as peças se encaixam: Direitos das Pessoas com TEA”.
O encontro reuniu mulheres da comunidade, mães, cuidadoras e profissionais, e contou com a participação da Dra. Willna Carvalho, presidente da Comissão de Parcerias na Administração Pública da OAB-PI, e da Dra. Luciana Lustosa, vice-presidente da Comissão de Promoção da Cidadania. As convidadas compartilharam informações essenciais sobre os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promoveram reflexões sobre a importância da empatia, do acolhimento e da efetivação de políticas públicas voltadas à inclusão.
A roda de conversa foi mais do que uma atividade informativa: foi um espaço potente de troca de experiências e construção coletiva de saberes. Momentos como este reforçam a importância de ampliar o debate sobre o autismo, valorizando o papel da informação, do afeto e da escuta ativa na promoção de uma sociedade mais justa, inclusiva e consciente.
O serviço Florescer é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM), voltada para o acolhimento e fortalecimento das mulheres. Por meio de ações educativas, orientação psicossocial e oficinas temáticas, o Florescer busca ampliar o acesso das mulheres a direitos, oportunidades e políticas públicas, promovendo autonomia, cidadania e igualdade.