Início Destaque Fim de inquérito que envolve Bolsonaro dá esperança a alvos de Alexandre...

Fim de inquérito que envolve Bolsonaro dá esperança a alvos de Alexandre de Moraes

0

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu um prazo de 60 dias para que a Polícia Federal (PF) conclua a investigação sobre a suposta tentativa de golpe de Estado que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O magistrado tornou a decisão pública em 27 de setembro.

Depois da conclusão do caso, prevista para o fim do ano, o processo será encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR) para manifestação. Além desse processo, o STF espera a conclusão de outros inquéritos conduzidos por Alexandre de Moraes, incluindo aqueles sobre fake news e milícias digitais.

A Polícia Federal ainda precisa apresentar relatórios para encerrar as investigações. Cabe à PGR analisar o material e decidir se denunciará Bolsonaro e outros envolvidos. Espera-se que o procurador-geral da República, Augusto Aras, apresente denúncias em outras frentes, como fraudes no cartão de vacinação e desvio de joias.

A investigação de Alexandre de Moraes

O inquérito sobre os atos de 8 de janeiro é o único que atinge militares de alta patente, com ex-comandantes das Forças Armadas sob investigação. Em depoimentos à PF, os ex-comandantes Marco Antônio Freire Gomes (Exército) e Carlos Almeida de Baptista Jr. (FAB) afirmaram que Bolsonaro lhes propôs uma “minuta golpista” para evitar a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O então comandante da Marinha, Almir Garnier, teria sinalizado apoio à suposta tentativa de golpe, mas ficou em silêncio durante o depoimento à PF. A expectativa é que a PGR vincule os atos de 8 de janeiro à minuta, como já revelado em manifestações anteriores.

Os autos devem ser entregues à Polícia Federal para a conclusão das investigações e apresentação do relatório à Suprema Corte no prazo estabelecido. Em seguida, seguirão para a Procuradoria-Geral da República, que terá 15 dias para se manifestar.

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile