sábado, maio 10, 2025
InícioCiência e tecnologiaEstudo: existe um problema com os SUVs que ninguém te conta

Estudo: existe um problema com os SUVs que ninguém te conta

Os SUVs já são muito populares – e estão ficando cada vez mais comuns, contrariando as tendências de carros menores. Apesar do status desses ‘carrões‘, há uma consequência alarmante: eles são responsáveis pela emissão de 1 bilhão de toneladas de CO2. Inclusive, se os SUVs fossem um país, eles seriam o quinto maior emissor de carbono do mundo.

Para se ter uma ideia da dimensão do problema, dados da GlobalData apontaram que 54% dos carros vendidos globalmente eram SUVs, incluindo modelos a combustão e eletrificados (estes últimos, em menores quantidade).

Popularidade dos SUVs só aumenta (Imagem: Canetti/Shutterstock)

SUVs estão ficando mais populares… e isso é um problema

Dados da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) apontaram que, em 2023, 48% dos carros vendidos no mundo eram SUVs. Em 2024, a porcentagem subiu para 54%. Ou seja, ao que os números indicam, os carros utilitários esportivos estão ficando mais populares entre os consumidores.

E, segundo a IEA, isso vale para o mundo inteiro: tanto economias avançadas, quanto emergentes. Em 2023, um em cada quatro automóveis nas ruas eram SUVs.

Agora vem o problema: esses modelos são maiores e mais pesados. De acordo com a IEA, eles são em média 200 a 300 kg mais pesados que um carro médio e ocupam 0,3 metros quadrados mais espaço. Consequentemente, consomem mais combustível (ou energia, no caso dos elétricos) e desgastam mais os pneus. O Olhar Digital já reportou sobre como os resíduos dos pneus são um dos fatores significativos para a poluição atmosférica (leia mais aqui).

No caso do combustível, o consumo aumenta a demanda por energia, incluindo petróleo, eletricidade e mineirais. Só em 2022 e 2023, o consumo global de petróleo com relação direta com os SUVs chegou ao total de 600 mil barris por dia – um quarto do crescimento anual geral da demanda.

E para piorar: esses carros também pioram o trânsito e a chance de acidentes. Saiba mais aqui.

Poluição saindo do escapamento do carro
Juntos, SUVs poluem mais que muitos países (Imagem: Imagem: Paolo Bona – Shutterstock)

SUVs poluem mais que muitos países

Ainda de acordo com dados da IEA, em 2023, os mais de 360 milhões de SUVs espalhados pelo mundo geravam 1 bilhão de toneladas de CO2 por ano. Isso causou um aumento de 20% nas emissões globais relacionadas à energia naquele ano.

Os modelos utilitários esportivos também estão associados a mais emissões indiretas que os carros menores. Por exemplo, mais recursos e materiais usados para fabricá-los, e mais desgaste de pneus. Isso também vale para os eletrificados (híbridos e elétricos).

Se os SUVs fossem um país, eles seriam o quinto maior emissor de CO2 do mundo, ficando na frente do Japão e de várias outras grandes economias mundiais.

Até os SUVs elétricos (em minoria) têm consequências (Crédito: Darunrat Wongsuvan/Shutterstock)

O que explica a popularidade?

Não podemos negar: os SUVs são grandes, confortáveis, tecnológicos e têm status de ‘carrão’. No entanto, também são mais caros e mais difíceis de rodar nas cidades. Na Europa, por exemplo, há uma tendência para carros menores. Mas, pelo jeito, essa ‘moda’ não está freando a popularidade dos SUVs.

Entenda:

  • De acordo com especialistas do setor consultados pela BBC, o poder de compra das pessoas tem melhorado em algumas economias emergentes – o que torna os SUVs a escolha mais provável;
  • Segundo Mike Hawes, presidente-executivo da Sociedade de Fabricantes e Comerciantes de Motores (SMMT), os fabricantes observam essa tendência e respondem à demanda do consumidor;
  • O resultado são veículos que unem praticidade, conforto e boa visão de estradas;
  • Dudley Curtis, gerente de comunicações do Conselho Europeu de Segurança nos Transportes, aponta uma perspectiva diferente: grandes campanhas de marketing e publicidade têm promovido a demanda por esses carros. Para ele, é um jeito simples de cobrar mais pelos veículos.

E deu resultado.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui