Início Destaque espetáculo levará ritmo vibrante com juventude e história ao palco da Independência...

espetáculo levará ritmo vibrante com juventude e história ao palco da Independência – pi.gov

0

O Governo do Piauí realizará, no dia 12 de março, o evento comemorativo do 202º aniversário da Batalha do Jenipapo, em Campo Maior-PI. A programação contará com missa em ação de graças, solenidade cívico-militar, peça teatral e outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí.

O diretor do espetáculo “A Batalha do Jenipapo”, Franklin Pires, revelou que, neste ano, haverá diversas novidades. O texto — de sua autoria e revisado pelo historiador Fonseca Neto, professor da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) —  traz uma abordagem inovadora. “Preservamos os acontecimentos históricos e os personagens, mas ressaltamos que os verdadeiros heróis da Batalha do Jenipapo foram os anônimos de Campo Maior, que perderam suas vidas em nome dessa luta”, destaca o diretor.
Além disso, Franklin Pires afirmou que a peça teatral deste ano fará paralelos com outros marcos históricos e será especialmente voltada ao público jovem, incluindo estudantes e adolescentes. “Teremos três músicas inéditas, com uma pegada de rock. A ideia é dar um tom mais jovem ao espetáculo, com um ritmo vibrante, e mais de 120 artistas estarão envolvidos, além da equipe de bastidores e produção”, adianta o diretor.

O evento também contará com a participação de 20 alunos da Escola de Teatro Gomes Campos, além de estudantes da Rede Estadual de Ensino de Campo Maior, que farão parte da apresentação.

Os ensaios começarão após o Carnaval, no Clube dos Diários, em Teresina, e a expectativa é de um espetáculo mais dinâmico, com mais energia e agilidade. “A proposta é envolver o público e despertar o interesse pela história. Sabemos que não podemos contar toda a história em meia hora, mas queremos instigar a curiosidade das pessoas, fazendo com que queiram aprender mais sobre a história do Piauí”, conclui Pires.

A Batalha do Jenipapo, travada em 1823 às margens do rio Jenipapo, em Campo Maior, foi um dos episódios mais significativos da luta pela Independência do Brasil. A batalha uniu piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas portuguesas e foi crucial para consolidar a independência na região.

Programação

8h – Missa em Ação de Graças, na Catedral de Santo Antônio (Praça Bona Primo)

8h30 – Solenidade Cívico-Militar em Comemoração aos 202 Anos da Batalha do Jenipapo, com desfile militar e apresentação da peça teatral “A Batalha do Jenipapo”.

Além disso, haverá a outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no Monumento Heróis do Jenipapo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile