Hoje, 10 de abril, celebra-se o Dia da Engenharia, carreira que cada vez mais conta com ramos diversificados de atuação e possibilidades de instituições de ensino.
Referência nacional e internacional na área, o Instituto Militar de Engenharia (IME), sediado no Rio de Janeiro (RJ), divulgou recentemente as datas do Vestibular 2026 em um boletim publicado pelo Exército Brasileiro.
O prazo de inscrições estará aberto entre os dias 28 de maio e 9 de julho. O cadastro no processo seletivo é realizado pela internet, no site do IME, e exige o pagamento de uma taxa. Aqueles que atenderem determinados critérios poderão pedir o direito de fazer a prova de forma gratuita entre os dias 2 e 6 de junho.
No momento da inscrição no vestibular do IME os estudantes podem optar entre vagas para a ativa, caso queiram seguir carreira militar, ou vagas na reserva, se não tiverem o objetivo de ter carreira militar.
No IME, a escolha da especialidade de engenharia é realizada ao final do Ciclo Básico, de acordo com a classificação alcançada pelo candidato e de acordo com os números de vagas e especialidades estipulados anualmente pelo Estado-Maior do Exército.
O Vestibular 2026 do IME é constituído de diferentes etapas, entre elas duas fases de provas objetivas e discursivas. O Concurso de Admissão será dividido da seguinte forma:
Os requisitos exigidos para a participação no Vestibular 2026 do IME são:
O Exame Intelectual do Vestibular 2026 do IME contará com duas etapas, sendo a primeira no dia 21 de setembro e a segunda entre os dias 23 e 26 de outubro.
As provas costumam ser aplicadas em Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Juiz de Fora (MG), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vila Velha (ES).