Início Ciência e tecnologia Em tripulação feminina, Katy Perry vai ao espaço com Blue Origin

Em tripulação feminina, Katy Perry vai ao espaço com Blue Origin

0

Nesta segunda-feira, 14, a empresa de turismo espacial de Jeff Bezos, Blue Origin, lançou a cantora Katy Perry e uma tripulação exclusivamente feminina em um voo suborbital. Este evento, que partiu do oeste do Estado do Texas, nos Estados Unidos, marcou o 31º lançamento do foguete New Shepard, numa missão denominada NS-31.

Liderado pela atriz, piloto e namorada de Bezos, Lauren Sánchez, o grupo teve a primeira tripulação totalmente feminina desde que Valentina Tereshkova, da União Soviética, foi ao espaço sozinha, em 1963.

Além de Katy Perry e Lauren, a tripulação incluía a engenheira aeroespacial Aisha Bowe, a produtora de cinema Kerianne Flynn, a apresentadora do CBS Mornings, Gayle King, e a cientista de bioastronáutica Amanda Nguyen.

Os detalhes do voo suborbital de Katy Perry

O foguete New Shepard decolou do espaçoporto da Blue Origin às 10h31 (de Brasília). Poucos minutos depois, os estágios se separaram, e o booster retornou ao local de lançamento em um pouso vertical para ser reutilizado.

A cápsula RSS First Step prosseguiu para o espaço suborbital, ou seja, não superou totalmente a gravidade da Terra. Ela atingiu 106 mil metros de altitude, além da linha de Kármán, a 100 km do nível do mar.

A missão teve duração total de dez minutos. Durante o voo, a tripulação experimentou a ausência de gravidade e teve uma visão única do planeta. Depois desse tempo, a cápsula iniciou a descida, auxiliada por paraquedas, e pousou suavemente em uma área desértica, próxima ao local de lançamento.



Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile