Início Ciência e tecnologia Elon Musk lança robô humanoide que dança, trabalha e fala sobre política

Elon Musk lança robô humanoide que dança, trabalha e fala sobre política

0

O CEO da Tesla, Elon Musk, lançou, nesta quinta-feira, 10, um robô que emula atividades domésticas do ser humano. A montadora de carros elétricos realizou um evento em Los Angeles, nos Estados Unidos, para divulgar as novidades da marca.

Batizada com o nome de Optimus, a máquina pode realizar diversas atividades rotineiras, como trabalhar e servir bebidas. O robô também pode dançar, pegar compras do supermercado, brincar de jokenpô e responder perguntas sobre política.

Nos protótipos disponíveis na festa da Tesla, os humanoides interagiram com os convidados. Eles tiraram fotos, conversaram e até perguntaram se as pessoas estavam bem.

Em dado momento, o Optimus cantou Parabéns pra você para um dos convidados. “É o seu aniversário?”, perguntou a máquina, com uma voz idêntica ao de um ser humano. “Não apenas vou te dar parabéns, mas vou cantar para você. Qual o seu nome?”

Depois de o robô convocar todos os espectadores para cantar com ele, o aniversariante foi perguntado se queria tirar uma foto com a mais nova tecnologia da Tesla. Ao responder que sim, o Optimus chegou perto do humano e fez um sinal de “positivo” com a mão.

De acordo com Musk, o objetivo da tecnologia é provocar uma “transformação fundamental para a civilização”. O Optimus pode ser babá, aguar plantas e limpar a casa.

“Esse vai ser o maior produto de todos”, afirmou o empresário. “Acho que todas as 8 bilhões de pessoas na Terra vão querer um Optimus.”

Segundo o bilionário, o custo da aquisição deverá ser menor do que a compra de um carro, com valores na casa dos US$ 20 mil, cerca de R$ 122 mil na cotação atual.

Elon Musk lançou carro e van sem motoristas

Ainda no mesmo evento de lançamento do robô humanoide, Elon Musk também lançou outros dois veículos da Tesla.

O primeiro é o Cybercab, um táxi autônomo que não precisa de motorista. O Cybercab vai ter uma função semelhante ao do transporte por aplicativo, como a Uber.

Musk afirmou que os primeiros testes do táxi devem acontecer no Texas e na Califórnia em 2025.

A segunda novidade é uma van, também autônoma, com o nome de Robovan. “O Robovan acomoda 20 pessoas e pode ser adaptada para uso comercial ou pessoal”, afirmou a Tesla, no Twitter/X.


Gabriel de Souza é estagiário da Revista Oeste. Sob supervisão de Anderson Scardoelli

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile