O CEO da Tesla, Elon Musk, lançou, nesta quinta-feira, 10, um robô que emula atividades domésticas do ser humano. A montadora de carros elétricos realizou um evento em Los Angeles, nos Estados Unidos, para divulgar as novidades da marca.
Batizada com o nome de Optimus, a máquina pode realizar diversas atividades rotineiras, como trabalhar e servir bebidas. O robô também pode dançar, pegar compras do supermercado, brincar de jokenpô e responder perguntas sobre política.
Nos protótipos disponíveis na festa da Tesla, os humanoides interagiram com os convidados. Eles tiraram fotos, conversaram e até perguntaram se as pessoas estavam bem.
Em dado momento, o Optimus cantou Parabéns pra você para um dos convidados. “É o seu aniversário?”, perguntou a máquina, com uma voz idêntica ao de um ser humano. “Não apenas vou te dar parabéns, mas vou cantar para você. Qual o seu nome?”
Depois de o robô convocar todos os espectadores para cantar com ele, o aniversariante foi perguntado se queria tirar uma foto com a mais nova tecnologia da Tesla. Ao responder que sim, o Optimus chegou perto do humano e fez um sinal de “positivo” com a mão.
De acordo com Musk, o objetivo da tecnologia é provocar uma “transformação fundamental para a civilização”. O Optimus pode ser babá, aguar plantas e limpar a casa.
“Esse vai ser o maior produto de todos”, afirmou o empresário. “Acho que todas as 8 bilhões de pessoas na Terra vão querer um Optimus.”
Segundo o bilionário, o custo da aquisição deverá ser menor do que a compra de um carro, com valores na casa dos US$ 20 mil, cerca de R$ 122 mil na cotação atual.
Elon Musk lançou carro e van sem motoristas
Ainda no mesmo evento de lançamento do robô humanoide, Elon Musk também lançou outros dois veículos da Tesla.
O primeiro é o Cybercab, um táxi autônomo que não precisa de motorista. O Cybercab vai ter uma função semelhante ao do transporte por aplicativo, como a Uber.
Musk afirmou que os primeiros testes do táxi devem acontecer no Texas e na Califórnia em 2025.
A segunda novidade é uma van, também autônoma, com o nome de Robovan. “O Robovan acomoda 20 pessoas e pode ser adaptada para uso comercial ou pessoal”, afirmou a Tesla, no Twitter/X.
Gabriel de Souza é estagiário da Revista Oeste. Sob supervisão de Anderson Scardoelli