Como informamos aqui no Olhar Digital na semana passada, o YouTube prepara uma série de mudanças na plataforma, a maioria delas no aplicativo específico para as televisões. O anúncio foi feito no último dia 23, em comemoração aos 20 anos da empresa.
A ideia geral é deixar a experiência mais parecida com a dos rivais no streaming. Não se espante, portanto, se um dia você abrir o seu YouTube e se deparar com a tela de abertura muito similar à da Netflix.
Além da reformulação da interface, a mudança mira também numa experiência mais próxima à dos streamings, mas sem deixar a característica de comunidade que a plataforma ainda carrega.
Agora será possível se inscrever em canais, curtir vídeos, comentar e pular para trechos específicos diretamente na tela, funções que antes ficavam mais escondidas.
Outra novidade é que os assinantes do YouTube TV também poderão personalizar o que assistem usando o recurso multiview, que permite ver até quatro transmissões simultaneamente. Inicialmente limitado a esportes, o multiview vai suportar alguns canais não esportivos. E permitirá personalização com mais canais ao longo dos próximos meses.
De olho na concorrência
Como dissemos, o ajuste mira as outras plataformas de streaming – e atende também a pedidos de criadores de conteúdo. E o foco específico no aplicativo de TV tem uma explicação: trata-se da mídia com maior crescimento.
O fenômeno começou nos Estados Unidos, mas já se espalha para outros países. Pela primeira vez na história, os americanos estão vendo YouTube mais em TVs do que em celulares.
De acordo com o CEO da plataforma, Neal Mohan, os espectadores assistem, em média, a mais de 1 bilhão de horas de conteúdo do YouTube em seus televisores — isso diariamente! Nos últimos dois anos, o YouTube foi o serviço de streaming mais acessado nos EUA, superando até mesmo a gigante Netflix.
O Brasil segue por um caminho parecido. Dados divulgados pelo UOL mostram que, por aqui, 75 milhões de adultos preferem assistir à plataforma pelo televisor. O YouTube já detém 57% do tempo de exibição destinado a serviços de streaming, segundo pesquisa da Kantar.
E isso atinge várias faixas etárias. Normalmente, as pessoas pensam que quem consome vídeos do YouTube são os mais jovens. Eu, porém, tenho o exemplo na minha própria família: meu pai, que tem mais de 65 anos, é espectador assíduo da plataforma na SmartTV da casa dele.

Alguns números do YouTube
No seu post em comemoração aos 20 anos, o YouTube divulgou alguns números interessantes sobre a plataforma.
- São, por exemplo, em média, 20 milhões de vídeos novos todos os dias.
- Em 2024, os usuários deixaram mais de 100 milhões de comentários por dia nos vídeos.
- E os criadores favoritaram uma média de 10 milhões deles diariamente.
- No ano passado, os vídeos no YouTube tiveram uma média de 3,5 bilhões de “likes”, também nessa métrica diária.
- E o YouTube tem apenas 300 conteúdos que passaram da casa de 1 bilhão de visualizações.
- E a maioria deles são de clipes de músicas.
- Entre os que atingiram a marca mais rapidamente, a liderança pertence ao clipe de Hello, da Adele (88 dias);
- Na sequência aparecem Ed Sheeran – Shape of You e Luis Fonsi – Despacito ft. Daddy Yankee (97 dias);
- O Top-5 termina com J Balvin, Willy William – Mi Gente (103 dias) e ROSÉ & Bruno Mars – APT. (105 dias).
As informações são do The Verge.