domingo, maio 18, 2025
InícioGeralDNA revela a diversidade genética da população brasileira

DNA revela a diversidade genética da população brasileira

A análise do genoma completo de 2.723 brasileiros revelou que as trajetórias históricas e os fluxos migratórios de cada região do país deixaram marcas profundas no DNA da população. Em todas as regiões, a miscigenação é predominante. A ancestralidade europeia, contudo, aparece como majoritária, mesmo no Norte e no Nordeste.

Ainda assim, a herança genética de povos indígenas e africanos é significativa em todo o território nacional. Ela chega, segundo o jornal Folha de S.Paulo, a superar a europeia em locais como principalmente o Amazonas (no caso da ancestralidade indígena) e a Bahia (na influência africana).

DNA do Brasil: genomas de várias regiões

Os dados integram o projeto DNA do Brasil, conduzido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), como Tábita Hünemeier, Lygia da Veiga Pereira e Alexandre Pereira. Os principais resultados estão presentes, desde a última quinta-feira, 14, na revista Science, uma das mais importantes publicações científicas do mundo.

A amostra do estudo incluiu participantes de todos os estados do Sudeste, além de Bahia, Sergipe e Ceará, no Nordeste; Amazonas e Pará, no Norte; Rio Grande do Sul, no Sul; e Goiás, no Centro-Oeste. A menor representação é de Goiás, com apenas quatro genomas. São Paulo respondeu por 1.162 participantes, o equivalente a 43% da amostra total – percentual acima da média da população paulista no Brasil (25%).

Apesar desse desequilíbrio, os cientistas afirmam que os resultados representam bem a diversidade genética do país. Segundo Tábita Hünemeier, parte significativa dos participantes paulistas tem pais nascidos em outros estados, o que ajuda a reduzir o viés regional. “É uma limitação modesta, especialmente porque encontramos proporções de ancestralidade muito mais diversas do que em estudos anteriores”.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui