Início Geral Defesa Civil: SP tem risco elevado de incêndios até sábado

Defesa Civil: SP tem risco elevado de incêndios até sábado

0

A Defesa Civil do Estado de SP, por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), estendeu até o próximo sábado, 14, o alerta de risco elevado de incêndios. O órgão alerta para o fato de que a temperatura pode chegar a 39ºC e a umidade relativa do ar (URA) não ultrapassa 20% em algumas regiões do Estado nos próximos dias.

Nos dez primeiros dias de setembro, o Estado registrou 980 focos de incêndio, de acordo com o monitoramento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), por meio do Programa Queimadas. Os dados indicam um aumento de 860% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando a quantidade de incêndios em cidades paulistas foi de 102 focos registrados.

Em nota, a gestão estadual diz que o gabinete de crise segue mobilizado para o enfrentamento aos focos de incêndio em São Paulo.

Nota técnica de órgãos ambientais sobre incêndios em SP

Diante do cenário de seca, baixa qualidade do ar e possível permanência dos incêndios, as secretarias de Estado da Saúde e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a Defesa Civil assinaram uma nota técnica conjunta com orientações para mitigar os efeitos da situação.

O Mapa de Risco de Incêndio do Estado indica nível de emergência para queimadas em quase todo o território paulista até o próximo sábado. Por esse motivo, a Cetesb suspendeu temporariamente as autorizações de queima no Estado para a despalha de cana, queima fitossanitária ou para manejo.

“Nos próximos dias, o Estado de São Paulo será dominado por um clima seco e estável. Sem previsão de chuvas, a atenção se volta para a elevação gradual das temperaturas, que trarão uma sensação de calor e um ambiente abafado em todo o território paulista”, informa a Defesa Civil.


Redação Oeste, com informações da Agência Estado

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile