Início Destaque Defesa Civil do Piauí recebe equipe nacional para implantação do novo sistema...

Defesa Civil do Piauí recebe equipe nacional para implantação do novo sistema de alertas emergenciais – pi.gov

0

A Defesa Civil do Piauí recebeu, nesta segunda-feira (31), a equipe da Defesa Civil Nacional para a implantação do Defesa Civil Alerta, ferramenta de envio de alertas de prevenção e mitigação de desastres através da tecnologia Cell Broadcast.

Ao longo desta semana, os agentes da Defesa Civil do Piauí passarão por treinamento e capacitação para operar a nova ferramenta no estado. Após a conclusão desta primeira fase, serão realizados testes e demonstrações, antecedendo o lançamento oficial do sistema no Piauí.

Diretores e técnicos da Defesa Civil do Piauí recepcionaram a equipe da Defesa Civil Nacional, apresentando a estrutura da Sedec. A diretora de Resposta da Defesa Civil Nacional, Lidiane Souza, iniciou o curso, detalhando o cronograma da semana. A programação inclui apresentações, discussões, exercícios práticos e uma visita de campo à zona norte de Teresina. Esta visita tem como objetivo acompanhar a elaboração do Plano Municipal de Redução de Risco, uma iniciativa em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Foto: Raquel Melo

Em expansão para o Nordeste, o Defesa Civil Alerta (DCA) representa um avanço significativo na comunicação de riscos de desastres naturais e provocados pelo homem. A ferramenta permite o envio de mensagens de texto diretamente para os celulares de pessoas localizadas em áreas com perigo iminente, como alagamentos, enxurradas, enchentes decorrentes de fortes chuvas, deslizamentos de terra e vendavais

O DCA se diferencia do sistema de alerta via SMS, já em funcionamento no Piauí, por exibir a mensagem de forma sobreposta ao conteúdo que estiver sendo utilizado no celular. Essa janela de alerta só é fechada mediante a ação do usuário. Em situações de maior gravidade, o sistema pode emitir um sinal sonoro semelhante a uma sirene, intensificando o aviso.

Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, enfatiza o potencial do DCA para informar a população sobre qualquer situação que represente ameaça à sua segurança física ou patrimonial. “O sistema de cell broadcast é um sistema de alerta invasivo que não necessita de adesão e que naturalmente vai mostrar para a sociedade quais os possíveis riscos vinculados ao período chuvoso ou período seco. O sistema de alerta segue um protocolo internacional já consolidado, baseado em experiências exitosas, e está sendo adaptado à nossa realidade”, disse.

  • Fotos: Raquel Melo

O Piauí está implementando o sistema Defesa Civil Alerta (DCA) simultaneamente à criação de uma moderna sala de monitoramento no Centro de Gerenciamento de Riscos da Defesa Civil. Este investimento dotará a Sedec de tecnologia avançada para monitorar eventos atmosféricos, integrar plataformas de alerta e emitir alertas regionais de forma autônoma.

O Tenente Jordão, da Diretoria de Resposta da Defesa Civil do Estado de São Paulo, conta que o objetivo do Defesa Civil Alerta é preservar vidas. “Principalmente as mais carentes que estão em locais de risco. Então é extremamente necessário que a população se prepare para um possível desastre, que ela se previna e cuide da sua vida e da sua integridade”, explicou.

A coordenadora do Centro Nacional de Desastres, Lidiane Souza, destaca que o treinamento desta semana visa engajar a Defesa Civil do Piauí e conscientizar a população sobre a percepção de riscos e a forma correta de agir ao receber os alertas. “A nossa expectativa é alta, porque a gente sabe que a Defesa Civil do Piauí está se estruturando muito bem e está muito focada.  Esperamos que a equipe esteja preparada ao final dessa semana para desenvolver um bom trabalho nas demonstrações que teremos”, contou.

Foto: Raquel Melo

A Defesa Civil do Piauí participou da primeira reunião com a Defesa Civil Nacional, a Agência Nacional de Telefonia (Anatel) e Defesas Civis Estaduais, sobre a capacitação do novo sistema nacional de envio de alertas. O encontro ocorreu de modo on-line, nesta segunda-feira (31), na sede da Anatel, em Teresina.

“Esse sistema é importante para a segurança da população, e a Anatel é parceira da Defesa Civil em todos os estados. É uma honra contribuir nesse processo de formação no estado”, informou Franzé Matias, gerente Estadual da Anatel no Piauí.

O treinamento não apenas apresentará a plataforma, mas também abrirá espaço para o compartilhamento de boas práticas de estados que já implementaram o sistema, permitindo que o Piauí aprimore sua estratégia antes do lançamento oficial.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile