Início Geral Defesa Civil de São Paulo estende alerta de risco de incêndio

Defesa Civil de São Paulo estende alerta de risco de incêndio

0

A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou, nesta terça-feira, 2, que o alerta para risco de incêndio vai se estender até a próxima sexta-feira, 6.


“O cenário atual indica que as temperaturas podem atingir os 39°C, com umidade relativa do ar abaixo dos 20% e fortes rajadas de vento”, escreveu o órgão, em nota.

Cerca de nove municípios paulistas sofrem com focos de incêndios ativos. Esses casos estão concentrados nas seguintes cidades:

  1. Altinópolis;
  2. Cunha;
  3. Dois Córregos;
  4. Jardinópolis;
  5. Monte Alegre do Sul;
  6. Piracicaba;
  7. Pedregulho;
  8. Pompeia; e
  9. São Simão.

Ao todo, 48 cidades estão em alerta máximo. Na última semana, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento informou que as queimadas atingiram 8 mil propriedades, em 317 municípios.

No agronegócio, os setores mais atingidos com os incêndios são a bovinocultura, tanto a de corte quanto a de leite. Além destas, a produção de cana-de-açúcar, a fruticultura, a heveicultura, a cafeicultura, o eucalipto e a apicultura lidam com danos. O prejuízo acumulado nesses segmentos é de R$ 1 bilhão.

“Condições climáticas que favorecem o risco elevado para incêndios principalmente nas regiões norte, noroeste e oeste do Estado”, informou a Defesa Civil do Estado de São Paulo. “Medidas de prevenção estão sendo intensificadas. Fique atento e colabore!”

Secretário do governo Lula diz que as queimadas em São Paulo são por causa de ações humanas

O Estado paulista sofre com queimadas desde o fim de agosto. No dia último dia 26, o secretário Nacional de Proteção e da Defesa Civil, Wolnei Wolff, afirmou em uma coletiva de imprensa que 99,9% dos incêndios são por causa de ações humanas.

“Não houve raio e também não houve acidente de torres de alta tensão que justificassem esse início dos incêndios”, afirmou Wolff. “O ser humano por algum objetivo acha que o fogo resolve o problema dele, mas não tem ideia de que pode perder o controle.”

E ainda: “Incêndios: de quem é a culpa?”, por Artur Piva


Gabriel Souza é estagiário da Revista Oeste. Sob supervisão de Anderson Scardoelli

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile