A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Teresina contabilizou, nos três primeiros meses de 2025, 189 atendimentos, sendo 52 em janeiro, 61 em fevereiro e 76 em março. Com aumento gradual ao longo do trimestre, as ações preventivas serão intensificadas, especialmente nas áreas mais vulneráveis da capital.
“Acompanhamos um crescimento constante no número de atendimentos desde o início do ano. Isso demonstra que a população está mais atenta aos riscos e buscando apoio, dessa forma, ampliaremos ainda mais as ações preventivas e estruturais nas áreas mais críticas da cidade”, destaca o secretário municipal de Defesa Civil, coronel José Nunes.
Somente no mês de março, os atendimentos se concentraram, principalmente na zona Norte, com 36 registros, seguida da zona Sul (20), Leste e Rural (9 cada), e Sudeste (2). A maior parte das ocorrências diz respeito a imóveis residenciais com rachaduras ou alagamentos (41 chamados), além de (11) registros de árvores com risco de queda e (8) situações envolvendo ruas, avenidas ou rodovias alagadas.
“A maior parte dos atendimentos ainda está relacionada a problemas estruturais em residências. Isso exige de nós uma atuação mais incisiva junto às comunidades, com vistorias técnicas, orientações e ações de mitigação. As medidas preventivas serão intensificadas nas regiões com maior número de ocorrências, para garantir a segurança das famílias e reduzir os riscos”, reforça o secretário.

Ações preventivas nas áreas mais vulneráveis da capital (Foto: Ascom Semdef)
Como resposta, 16 famílias que tiveram suas residências comprometidas e estavam sem condições de moradia foram incluídas no Programa Aluguel Solidário, executado pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).
Balanço do trimestre:
105 atendimentos relacionados a imóveis com rachaduras ou alagamentos;
50 ocorrências envolvendo árvores com risco de queda ou obstruindo vias;
18 registros de alagamentos em ruas, avenidas ou rodovias.
A população pode acionar a Defesa Civil de Teresina a qualquer hora do dia pelo número (86) 99514-2250, ou ainda o Corpo de Bombeiros pelo 193. O atendimento funciona 24 horas por dia.