Início Destaque Crianças têm voz ativa na 3ª edição do Diálogos pelo Piauí, em...

Crianças têm voz ativa na 3ª edição do Diálogos pelo Piauí, em Campo Maior – pi.gov

0

O Pacto pelas Crianças do Piauí, em parceria com o Governo do Estado, foi um dos destaques da terceira edição do Diálogos pelo Piauí, realizado nos dias 16 e 17 de maio, em Campo Maior. A iniciativa contou com a participação de secretarias estaduais, gestores públicos, equipes técnicas e, de forma inédita, de crianças do e ano do Ensino fundamental.

Uma das ações mais marcantes foi a realização da Plenarinha, uma roda de conversa conduzida com crianças, em que elas puderam expressar seus sentimentos, desejos e necessidades. O momento, dedicado à escuta ativa dos pequenos, reafirmou o compromisso do Governo do Estado em garantir os direitos da infância por meio do Pacto pelas Crianças do Piauí.

As atividades ocorreram em diversos espaços de Campo Maior, beneficiando os Território dos Carnaubais. A Plenarinha e a roda de conversa com as crianças foram realizadas na Unidade Escolar Patronato Nossa Senhora de Lourdes, integrando a programação da Feira de Serviços e das Oficinas de Revisão do Plano Plurianual (PPA).

O objetivo da Plenarinha foi dar centralidade à criança como sujeito de direito e escutar ativamente o que ela tem a dizer sobre as políticas que a afetam diretamente. Para Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, esse momento simboliza a essência da iniciativa: “Criança é sujeito de direito e estamos aqui para garantir esses direitos. Precisamos ouvi-las, compreendê-las e assegurar que suas demandas estejam no centro das decisões públicas”.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, também reforçou o compromisso do Estado com a primeira infância: Levar mais educação e mais apoio aos municípios é a marca do Pacto pelas Crianças do Piauí, para que possamos chegar a 100% de crianças alfabetizadas na idade certa. Escutar as crianças, como fizemos aqui, é parte fundamental desse caminho”, afirmou o gestor.

Além da Plenarinha, a programação do Diálogos pelo Piauí contou com a Oficina da Primeira Infância, realizada pela equipe da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), que promoveu reflexões sobre os cuidados, o desenvolvimento e os direitos nos primeiros anos de vida.

Outro destaque foi a Carretinha da Saúde, que levou atendimento e serviços de saúde à população, integrando ações de cidadania com foco na primeira infância e na qualidade de vida das famílias.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile