Saiba como emitir online o cartão de estacionamento para idosos, que permite o uso de vagas exclusivas em locais públicos e privados
A Lei 10.741/03, determina que 5% das vagas de estacionamento em locais públicos e privados sejam reservadas para idosos, mas para usufruir do benefício é necessário emitir um cartão que comprovação. No texto abaixo, saiba mais informações sobre quem pode e como emitir o cartão de estacionamento para idoso em 2025.
O que é e como funciona o cartão de estacionamento para idoso?
O cartão de estacionamento para idoso é um documento vitalício emitido gratuitamente para pessoas com 60 anos ou mais, que garante o direito de estacionar em vagas exclusivas destinadas a idosos. Vale ressaltar que o cartão é aceito em todo o território nacional, conforme regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Para fazer a solicitação você pode ir à prefeitura ou ao Detran da sua cidade, além disso, você pode realizar a emissão de forma online. Para solicitar a credencial digital é necessário entrar no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para Android e iOS (iPhone), você deve possuir uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ativa no Gov.br com nível de segurança prata ou ouro e no app CDT. Também é possível emiti-lo por meio do portal Senatran e imprimi-lo de forma física.
Tempo necessário: 4 minutos
- Instale o app Carteira Nacional de Habilitação
Coloque seu CPF e senha cadastrados no Gov.
- Página inicial do aplicativo
Selecione a opção “Condutor” e depois autorize que o aplicativo tenha acesso as suas informações do Gov.
- Selecione a opção inferior da tela “Credenciamento de estacionamento”
Após, clique na primeira opção “Credenciamento de idoso” e finalize clicando em “Emitir credencial”. Após a análise dos documentos, o cartão geralmente é emitido na hora ou em alguns dias úteis.