O piloto da McLaren Oscar Piastri venceu o STC Grande Prêmio da Arábia Saudita de Fórmula 1, no último domingo 20, e tomou a liderança do campeonato do seu companheiro de equipe, Lando Norris. Com 99 pontos, o atleta se tornou o primeiro australiano a liderar a tabela desde Mark Webber, no ano de 2010. Curiosamente, Webber é empresário de Piastri na Fórmula 1.
Norris começou a temporada com um bom desempenho, mas não conseguiu manter as atuações. O britânico terminou a prova na Arábia em quarto lugar e ficou com a segunda colocação no campeonato de pilotos (89 pontos).
O tetracampeão Max Verstappen finalizou a corrida em segundo lugar e está logo atrás do piloto britânico no campeonato, com 87. Para completar o pódio em Jedá, o piloto da Ferrari Charles Leclerc cruzou a linha de chegada em terceiro.
Sobre a corrida na Arábia Saudita
Ainda na primeira curva da prova, Piastri e Verstappen ficaram lado a lado. Para evitar uma possível batida, o piloto da Red Bull ultrapassou a McLaren por fora da pista. A organização de prova da Fórmula 1 considerou a manobra ilegal e puniu Verstappen com 5 segundos de parada nos boxes.
Outro momento marcante na primeira volta foi a batida entre Yuki Tsunoda, da RBR, e Pierre Gasly, da Alpine. Com o incidente, o safety car entrou na pista e ficou até a terceira volta, quando houve bandeira verde.
Na volta 20, Oscar Piastri fez uma parada de 3,4 segundos para colocar pneus duros. Duas voltas depois, Verstappen, que liderava a corrida, cumpriu a punição de 5 segundos e nunca mais voltou para a liderança.
O brasileiro Gabriel Bortoleto terminou a prova em 18º e não marcou pontos mais uma vez. Na volta 25, inclusive, o piloto da Sauber quase espremeu o veterano Fernando Alonso no muro, que vinha em ritmo de ultrapassagem.
Próxima corrida da Fórmula 1
No dia 4 de maio, a Fórmula 1 estreará a primeira corrida nas Américas do calendário de 2025. Miami, nos Estados Unidos, receberá a sexta prova da temporada.