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Com a inflação, quanto custaria um Palio 1996 hoje?

Quando falamos em carro popular, qual a primeira coisa que vem à sua cabeça? Muita gente provavelmente pensou no Gol, da Volkswagen. Ou no Fusca, da mesma montadora. Tem ainda o Corsa, da Chevrolet, ou o Celta – ou o Onix, mais recentemente.

Agora, um dos integrantes mais célebres dessa lista, com certeza, é o Palio, da Fiat, que surgiu como o sucessor do Uno, que também entra fácil nessa relação de veículos populares.

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Mas será que foi sempre assim? Quanto custava um Palio em 1996, seu ano de lançamento no Brasil? E qual seria esse valor atualmente, corrigido pela inflação?

O Olhar Digital propõe uma volta no tempo e responde a algumas dessas perguntas utilizando a chamada Calculadora do Cidadão, do Banco Central.

A estreia do Palio

  • A estreia do simpático e resistente hatch data de abril de 1996.
  • Como já disse, ele surgiu como o sucessor do Uno.
  • Os dois, porém, dividiram o mercado por muitos e muitos anos – o Palio parou de ser fabricado apenas em 2018 como hatchback e em 2020 como wagon.
O Palio está no Top-3 de carros mais vendidos na história do país – Imagem: Divulgação/Fiat
  • Em 96, a versão de entrada do Palio, a ED, tinha 3 portas e não trazia nenhum equipamento de série.
  • Ou seja, não tinha direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas nem CD Player.
  • E ela custava R$ 11.800,00.
  • Olhando hoje, esse valor parece quase de graça para um carro, certo?
  • Mas será que era assim naquela época?
  • É aí que entra a calculadora do BC.
  • A ferramenta do Banco Central permite que você coloque um valor em determinado período e faça a correção de acordo com um índice específico.

Fazendo uma comparação

Eu fiz 3 simulações envolvendo esses R$ 11.800. Na primeira delas, pelo chamado IPC-SP (Fipe), o valor do Palio à época vale hoje quase R$ 57 mil. Estamos falando, portanto, de quase 4 vezes o valor daquela época.

Pode até parecer muito, mas não é tanto assim se fizermos uma comparação com o salário-mínimo. Em 1996, o mínimo era de R$ 112. Ou seja, você precisava de cerca de 105 salários-mínimos para comprar um Palio.

Como o mínimo de hoje equivale a R$ 1.518, seguindo essa métrica, você precisaria de 37 salários-mínimos para comprá-lo.

Utilizando outro índice, a história piora bastante. Corrigindo pelo IGP-M (da Fundação Getúlio Vargas), o Palio custaria hoje R$ 111.461. Nesse caso, seriam necessários 73 salários-mínimos.

Imagem: Reprodução/Banco Central

Por fim, se utilizarmos a inflação medida pelo IPCA (do IBGE), o valor ficaria em R$ 67.167. Aí estaríamos falando de 44 mínimos.

É claro que esses são valores fantasiosos. O mercado de carros costuma ter uma precificação própria. A oferta e a demanda, o estado de conservação do veículo e a quilometragem influenciam bastante o valor final.

Agora, mesmo com isso em mente, podemos tirar algumas lições. Moral da história? Carro nunca foi algo barato no Brasil: é uma questão quase cultural. O que acontece é alguns modelos acabam se popularizando com o tempo. Se você for atrás de um Palio usado atualmente, por exemplo, pode encontrar algumas unidades por menos de R$ 7 mil.

Agora, dizer que o Palio sempre foi um modelo popular é um equívoco.


Via Olhar Digital

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