sábado, janeiro 11, 2025
InícioGeralcom 4 mil casos, Acre decreta estado de emergência

com 4 mil casos, Acre decreta estado de emergência

O governo do Acre decretou, nesta quinta-feira, 9, situação de emergência em saúde pública em razão do aumento de casos de dengue. Conforme dados da Secretaria de Saúde do Estado, de 2024 até a primeira semana de 2025, a administração confirmou 4.036 diagnósticos. Além disso, uma criança de 9 anos morreu em dezembro. Outros dois óbitos estão em investigação.

Ao todo, o Acre registra 6.346 casos prováveis da doença. O número é 19,3% maior que o registrado no mesmo período de 2024, com a confirmação de um óbito. No dia 8 de dezembro, o menino Felipe Mota morreu com suspeita de dengue grave em Cruzeiro do Sul, no interior acreano.

Dengue: decreto tem duração de 90 dias

O número de casos de chikungunya apresentou um crescimento ainda mais significativo, de 411,9%. Assim, passou de 59 para 302 casos prováveis. O zika vírus, por sua vez, teve um aumento de 49,5%, somando 173 casos prováveis.

O decreto busca mobilizar recursos financeiros e apoio federal para fortalecer a infraestrutura e garantir atendimento à população. A medida tem duração de 90 dias. Ela inclui treinamento de equipes e distribuição de insumos necessários para o controle do mosquito transmissor Aedes aegypti, principalmente em áreas críticas.

O secretário estadual de Saúde, Pedro Pascoal, explicou que a decisão se deu em razão da crescente demanda nas unidades hospitalares e da previsão de um pico de casos nas próximas semanas.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui