A Coordenadoria de Juventude do Piauí (Cojuv) está percorrendo o Piauí levando a Campanha Estadual de Promoção da Saúde Mental das Juventudes. Nesta quinta-feira (3), foi a vez da cidade de Dirceu Arcoverde-PI, onde mais de 200 alunos da rede municipal de ensino participaram das atividades.
Essa iniciativa busca promover debates e ações concretas para cuidar da saúde mental dos jovens piauienses. O objetivo é promover o bem-estar e oferecer suporte diante das adversidades, num contexto pós-pandêmico, onde as preocupações com a saúde mental da juventude tornaram-se ainda mais urgentes.
De acordo com Bernardo Rafael Blanche, gerente Institucional de Políticas Intersetoriais da Cojuv, a ação aconteceu em parceria com a Secretaria da Juventude do município. “Foi um momento de muita integração com a juventude local, onde realizamos uma conversa sobre a importância de cuidar da saúde mental, além da distribuição da cartilha da campanha de saúde mental, o “Caderno do Eu”, que é um projeto avaliativo de autoconhecimento, e o estatuto da juventude”, detalhou.
A ideia é levar as ações da campanha aos 224 municípios piauienses. “Essa ação reflete a preocupação que a Cojuv tem de alertar a juventude sobre a importância de cuidar da saúde mental. Assim, promovemos um ambiente onde eles podem reconhecer e expressar suas emoções, entender a importância de pedir ajuda quando necessário”, destacou Everton Calisto, coordenador da Cojuv.