O começo da última semana de maio é marcado por contrastes climáticos no Brasil, com previsão de temporais e frio intenso no Sul e calor em outras regiões.
Segundo a Climatempo, uma onda de frio chega nesta terça-feira, 27 e causa a primeira grande queda de temperatura do ano, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A onda de frio deve avançar para outras regiões ao longo da semana.
No Rio Grande do Sul, um sistema de baixa pressão associado a ventos deve provocar chuvas fortes, principalmente no oeste e centro do Estado, onde há risco de tempestades com raios e ventania. Porto Alegre e outras cidades gaúchas também podem registrar pancadas moderadas a fortes.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia, emitiu alerta moderado para possíveis enchentes em Uruguaiana, Santa Maria e Santa Cruz do Sul, devido à continuidade das chuvas ao longo do dia.
O extremo sul de Santa Catarina pode enfrentar chuva, enquanto o Paraná permanece com tempo firme e temperaturas em elevação.
Chuva e frio intenso: massa de ar polar avança
De acordo com a Climatempo, nesta semana são esperadas duas ondas de frio: a primeira avança nesta terça-feira, 27, e leva chuva ao Sul e instabilidade a São Paulo e Mato Grosso; a segunda intensifica o ar polar entre os dias 31 e 1º e vai provocar queda acentuada das temperaturas no Sudeste e Centro-Oeste.
No Sul, as temperaturas podem ficar negativas, com previsão de termômetros abaixo de zero inclusive fora das áreas serranas. Há possibilidade de geada ampla e até neve onde a umidade se mantiver, conforme intensidade do ar polar.
No Norte, o avanço do ar frio pode causar friagem em Rondônia, Acre e sul do Amazonas, fenômeno típico do deslocamento de massas polares pela América do Sul. Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte podem registrar mínimas abaixo de 10°C, com previsão de -3°C a -5°C nas áreas mais altas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, segundo a MetSul.
Segundo a meteorologista Estael Sias, da MetSul, existe chance de formação de um ciclone extratropical na próxima quinta-feira, 29, no Atlântico, próximo à costa do Rio Grande do Sul. “O fenômeno pode gerar rajadas de vento de até 100 km/h e ressaca no litoral do Sul e Sudeste”, afirmou a especialista ao g1. Ela ressalta, no entanto, que ainda há incertezas quanto à intensidade e à localização exata do sistema.
Previsão do tempo nesta segunda-feira, 26
Nesta segunda-feira, 26, o tempo seco predomina em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com aumento das temperaturas à tarde. Apenas o litoral do Espírito Santo pode registrar pancadas de chuva fortes, causadas pela umidade vinda do mar.
No interior paulista, oeste de Minas Gerais e Centro-Oeste, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 30%. O Mato Grosso do Sul, leste de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal enfrentam tempo seco por conta do bloqueio atmosférico, com possibilidade de chuva isolada só no noroeste do Mato Grosso.
Norte e Nordeste
No litoral do Nordeste, a previsão é de chuva moderada a forte na Bahia, Sergipe e Alagoas. Entre Maranhão e Piauí há risco de pancadas isoladas. O interior do Nordeste permanece seco, com umidade abaixo de 30% em Pernambuco, sul do Piauí e oeste da Bahia.
Na Região Norte, a Zona de Convergência Intertropical mantém o alerta para chuvas intensas no Amapá e tempestades entre Amazonas e Roraima. Também há previsão de pancadas fortes em Rondônia, Acre e partes do Pará, enquanto Tocantins segue com tempo seco.