Início Ciência e tecnologia Chuva de meteoros Leônidas atinge o pico neste fim de semana

Chuva de meteoros Leônidas atinge o pico neste fim de semana

0

Nas madrugadas de sábado (16) e de domingo (17) ocorre o pico da chuva de meteoros Leônidas, que acontece todos os anos nesta mesma época, quando a Terra, em seu movimento em torno do Sol, atravessa uma trilha de detritos deixados pela passagem do cometa 55P/Tempel-Tuttle. 

O fenômeno poderá ser visto a olho nu de qualquer lugar do Brasil onde o céu estiver aberto, sem nuvens. Embora normalmente seja possível ver de 10 a 15 meteoros por hora, essa chuva costuma surpreender. Já houve anos com um surto de intensidade incomum, com o registro de centenas deles a cada hora.

A parte chata desse ano fica pelas condições de observação, de acordo com o Starwalk, como estamos na Lua Cheia, o céu noturno deve estar bastante iluminado, o que pode dificultar a visualização. Para ver pelo menos alguns dos meteoros, comece suas observações quando a Lua estiver perto do horizonte ou oculta por uma árvore ou um edifício.

Anote aí: o melhor horário para visualizar a chuva será na madrugada de domingo (17) entre as 2h e as 3h da manhã. Para tentar ver meteoros é preciso olhar em direção ao leste durante esse horário.

Neste momento, a constelação de Leão estará surgindo no horizonte a leste (mesma direção em que nasce o Sol). É lá que os meteoros convergem, pois este é o radiante da chuva, motivo pelo qual ela recebe este nome.

Chuva de meteoros registrada em Serra Nevada, EUA. Crédito: Apipattanamongkol – Shutterstock

Ferramentas podem ajudar a observar a chuva de meteoros

É recomendável usar um app ou site de astronomia (como Star WalkStellarium ou SkySafari) para ajudar a localizar esta área do céu e checar o melhor horário de visibilidade em sua cidade.

E prepare-se para avistar meteoros com rastros longos e esverdeados, características provocadas pela composição do cometa de origem. Com um período orbital de aproximadamente 33 anos, o cometa Tempel-Tuttle passou por perto da Terra mais recentemente em 1998, devendo retornar em 2031.

Se puder, procure um lugar com o mínimo de poluição luminosa possível e se acomode confortavelmente, aguardando a passagem dessas incríveis “estrelas cadentes”. Caso não dê sorte nesta noite, não se preocupe: o espetáculo se repetirá na madrugada seguinte e, com cada vez menos intensidade, até o fim do mês, oferecendo mais oportunidades para fazer seus pedidos!

Via Olhar Digital

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile