Início Ciência e tecnologia China cria turbina eólica mais alta que Torre Eiffel e bate recorde

China cria turbina eólica mais alta que Torre Eiffel e bate recorde

0

Líder mundial em energia eólica, a China acaba de bater mais um recorde ao criar a turbina eólica offshore de maior capacidade do mundo. O equipamento — desenvolvido pela Dongfang Electric Corporation (DEC) — é mais alto do que a Torre Eiffel e mais longo do que o maior porta-aviões dos Estados Unidos.

As turbinas têm 340 metros de altura e 26 MW de capacidade. Já a altura central é de 185 metros, o que equivale a um edifício residencial de 63 andares. Toda a unidade é composta por mais de 30.000 peças.

A varredura da lâmina é de 75.477 m², a mesma envergadura vista em doze unidades Boeing 747s. Seriam necessários 10,5 campos de futebol para atingir essa área.

Turbina eólica offshore de 26 MW (Imagem: DEC/Divulgação)

Mesmo com a grandiosidade, a empresa garante que as turbinas são resistentes a corrosão e eventos climáticos extremos, podendo suportar um supertufão de categoria 17 (o que implicaria ventos de mais de 220 km/h).

Mais geração de energia

Até então, o recorde de maior turbina eólica offshore do mundo era da Mingyang, maior fabricante privada de turbinas eólicas da China, com capacidade de 20 MW.

Turbina da Mingyang perde o posto de maior do mundo (Imagem: Mingyang Smart Energy/Divulgação)

A nova recordista pode gerar cerca de 100 GWh de eletricidade por ano, com velocidades médias de vento de 36 km/h. Isso é suficiente para abastecer cerca de 55.000 lares chineses e economiza mais de 30.000 toneladas de carvão padrão.

Atualmente, a China produz cerca de 470 GW de energia eólica por ano, mais que o triplo do segundo colocado, os Estados Unidos, com 148 GW de capacidade eólica. A Alemanha aparece em terceiro lugar, com 69 GW.

Via Olhar Digital

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile