Início Geral Céu do Distrito Federal tem domingo de muita fumaça, em razão de...

Céu do Distrito Federal tem domingo de muita fumaça, em razão de queimadas

0

O céu de Brasília amanheceu com fumaça neste domingo, 25. Moradores de diversas regiões do Distrito Federal (DF) registraram a  cena.

Conforme esclarecimentos do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), vários incêndios durante a semana contribuíram para a formação dessa cortina de fumaça. Os militares destacaram, contudo, que não havia focos de queimada na manhã. 

https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2024/08/WhatsApp-Video-2024-08-25-at-10.49.11-1.mp4

O Corpo de Bombeiros acrescentou que a fumaça no DF é resquício de queimadas na região amazônica, em fazendas no Estado de São Paulo e em pontos do Pantanal matogrossense.

Outro fator que contribuiu para o acúmulo de fumaça são as correntes de ar, que sopram na direção do centro-oeste brasileiro e, assim, atingem a região do DF.

Em comunicado, o CBMDF explica que “a fumaça provém dos incêndios no interior de São Paulo e que chegou até Brasília devido à mudança de cerca de 180º na direção do vento, ainda agravada por um sistema de alta pressão que não permite a dissipação da fumaça”.

https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2024/08/WhatsApp-Video-2024-08-25-at-10.49.14.mp4

Distrito Federal registra incêndios no fim de semana

Um incêndio na tarde deste último sábado, 24, assustou moradores do complexo Park Way, que fica na região administrativa do DF e próximo ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. O local abriga diversos condomínios fechados horizontais.

Em razão de uma queimada, o incêndio se alastrou e as chamas alcançaram postes e fios de energia na Quadra 17, Conjunto 1.

Um dia antes, na sexta-feira 23, outro incêndio atingiu uma subestação de energia na região de Samambaia. A fumaça provocou explosões ao atingir a rede elétrica, relatou o CBMDF.

Conforme cálculo das autoridades, a capital federal registrou mais de 2,3 mil incêndios florestais. Com isso, o fogo destruiu uma área correspondente a 3,4 mil campos de futebol.

O DF sofre com uma seca que já dura mais de 120 dias. Segundo especialistas, a falta de chuva e baixa umidade do ar colaboram diretamente para o aumento do número de incêndios e queimadas.

Veja também:

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile