quinta-feira, outubro 3, 2024
InícioPolíticaCerimônia do 8/1 terá discursos dos chefes de Poderes e segurança reforçada;...

Cerimônia do 8/1 terá discursos dos chefes de Poderes e segurança reforçada; veja detalhes

A cerimônia para relembrar um ano dos atos criminosos de 8 de janeiro, na próxima segunda-feira (8), contará com os discursos dos chefes dos Três Poderes.

Pelo roteiro, estão com falas previstas os presidentes da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT); do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.

Todos devem discursar por pelo menos cinco minutos ao longo do evento.

O ato ocorrerá no Salão Negro do Congresso Nacional. Mais de 500 pessoas foram convidadas. A recepção dos convidados está marcada para às 14h e a celebração deve ter início às 15h.

Na mesa de honra da cerimônia também devem estar presentes a primeira-dama Janja da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), e a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), que deve ser a primeira a discursar.

A organização do evento convidou os 27 governadores, os prefeitos de capitais, parlamentares, ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) e presidentes e ministros de tribunais superiores.

Durante uma reunião em dezembro, Lula cobrou a presença dos 38 ministros de estado.

“Ninguém está pedindo para vocês não viajarem, mas quero a presença de todos os ministros em 8 de janeiro. Depois vocês podem voltar para o descanso de vocês”, afirmou o presidente.

Na abertura do ato, haverá a execução do Hino Nacional pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, acompanhada de grupo musical.

Encerrando a solenidade, as autoridades da mesa de honra irão até a entrada do Salão Nobre do Senado Federal, para a entrega simbólica da tapeçaria de Burle Marx e de uma réplica da Constituição Federal de 1988.

Tapeçaria do artista Roberto Burle Marx / Roque de Sá/Agência Senado

A obra de Burle Marx foi criada em 1973 e vandalizada durante a invasão do Congresso Nacional em 8 de janeiro. Após minucioso trabalho de restauração, a tapeçaria foi reintegrada ao patrimônio do Senado Federal.

Já a réplica da Constituição foi recuperada, sem qualquer dano, após ter sido furtada do STF, também no dia 8 de janeiro.

O plano de segurança para a cerimônia foi assinado de forma simbólica nesta quinta-feira (4) pelo ministro da Justiça em exercício, Ricardo Cappelli, e pela governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP).

O planejamento prevê que, no dia, cerca de 2.000 agentes da Polícia Militar do Distrito Federal estejam nas ruas atuando de forma ostensiva, e 250 da Força Nacional fiquem no Ministério da Justiça em proteção ao prédio e para atuação em caso de necessidade.

Haverá, ainda, efetivos de outros órgãos, como Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O plano integrado de segurança também tem previsão de fechamento parcial da Esplanada dos Ministérios.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui