Início Ciência e tecnologia Celular Seguro lança bloqueio parcial para aparelhos roubados ou furtados

Celular Seguro lança bloqueio parcial para aparelhos roubados ou furtados

0

O programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), lançou o bloqueio parcial para celulares roubados ou furtados nesta quinta-feira (19). Essa nova função atinge apenas a linha telefônica e aplicativos, como os de bancos. Ou seja, o aparelho ainda pode se reconectar à rede de telefonia.

Graças ao bloqueio parcial, o celular pode ser rastreado e, com sorte, recuperado pela polícia. Essa alternativa complementa o bloqueio geral, que desativa a identidade do aparelho (IMEI). Esse bloqueio impede tanto o uso do celular quanto o rastreamento dele.

As operadoras de telefonia vão comunicar ao Ministério da Justiça quando um celular bloqueado parcialmente se conectar à rede com um novo chip. Essas informações serão repassadas à Secretaria de Segurança Pública local, o que vai permitir à Polícia Civil tomar medidas para recuperar o aparelho. As informações são do G1.

Ministério da Justiça planeja implementar novas funcionalidades no Celular Seguro

Nos próximos 90 dias, o Ministério da Justiça planeja implementar novas funcionalidades no Celular Seguro.

Ministério da Justiça planeja implementar consulta pública à lista de celulares com restrição (Imagem: valiantsin suprunovich/Shutterstock)

Uma delas é a consulta pública à lista de celulares com restrição. Isso permitirá que os consumidores verifiquem se um aparelho foi furtado, roubado ou extraviado antes de adquiri-lo, por exemplo.

Outra novidade prevista é a verificação automática de novas linhas ativadas em celulares com restrição. Isso vai integrar o Celular Seguro a uma futura plataforma nacional (ainda em desenvolvimento).

O programa também introduzirá notificações automáticas para celulares com restrição no momento em que eles forem habilitados e conectados à rede. Essa funcionalidade visa alertar os usuários sobre a busca pelo aparelho e a necessidade de devolução às autoridades.

O Ministério da Justiça também anunciou a aquisição de 80 aparelhos de raio-X equipados com inteligência artificial (IA) para os sistemas de segurança de presídios.

Os equipamentos serão distribuídos entre sistemas prisionais dos 26 estados, do Distrito Federal e dos cinco presídios federais. O objetivo é reduzir a entrada de armas, drogas e outros itens proibidos.

Imagem de mala em aparelho com raio-X e inteligência artificial
Aparelhos de raio-X equipados com inteligência artificial vão ser instalados em 80 presídios no Brasil (Imagem: Reprodução)

Os aparelhos adquiridos possuem scanners de inspeção com túnel de 40 centímetros de largura por 60 centímetros de comprimento e visualização em 3D. A inteligência artificial embutida auxiliará os operadores na detecção de objetos proibidos. A ideia é aumentar a eficiência da fiscalização.

Saiba mais sobre os aparelhos de raio-x com IA para presídios nesta matéria do Olhar Digital.

Via Olhar Digital

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile