Nos dias 29 e 30, a coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), realiza capacitação técnica voltada para fortalecer o Programa VIGIAGUA no estado. O treinamento tem carga horária de 12 horas e foi dividido entre atividades no Laboratório Central do Piauí (LACEN) e no Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).
A capacitação está voltada para os coordenadores das Regionais de Saúde, profissionais responsáveis pela operação dos laboratórios de água e um servidor de cada regional a ser capacitado no SISAGUA, com o objetivo de prestar apoio técnico aos municípios piauienses.
Entre os principais pontos abordados estão os aspectos gerais do Programa VIGIAGUA, os critérios para análise da água destinada ao consumo humano, a integração do programa com a Vigilância Epidemiológica e com a Atenção Primária à Saúde, além do diálogo entre os técnicos das Regionais com e sem estrutura de laboratórios.
Durante o encontro, foram realizadas orientações práticas sobre a coleta, recusa, análise e lançamento de dados no sistema GAL, além da capacitação no SISAGUA, que compreendeu temas como habilitação, diretrizes, cobertura populacional e rotina de monitoramento.
O supervisor estadual do Programa VIGIAGUA, Antonio Carlos dos Santos, destacou a importância do encontro para a melhoria da vigilância da qualidade da água no estado. “Essa capacitação é fundamental para que os profissionais das regionais estejam preparados não apenas para realizar análises laboratoriais com segurança e eficiência, mas também para apoiar tecnicamente os municípios em suas ações de vigilância da água. A integração entre os diferentes setores e a padronização das rotinas no SISAGUA são passos decisivos para garantir água segura à população do Piauí”, afirmou.
Com essa ação, a Sesapi reforça o compromisso com a saúde ambiental e com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à prevenção de agravos relacionados à qualidade da água consumida pelos piauienses.