quarta-feira, abril 30, 2025
InícioDestaqueCapacitação técnica fortalece ações do Programa VIGIAGUA no Piauí com foco na...

Capacitação técnica fortalece ações do Programa VIGIAGUA no Piauí com foco na qualidade da água para consumo humano

Nos dias 29 e 30, a coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), realiza capacitação técnica voltada para fortalecer o Programa VIGIAGUA no estado. O treinamento tem carga horária de 12 horas e foi dividido entre atividades no Laboratório Central do Piauí (LACEN) e no Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).

A capacitação está voltada para os coordenadores das Regionais de Saúde, profissionais responsáveis pela operação dos laboratórios de água e um servidor de cada regional a ser capacitado no SISAGUA, com o objetivo de prestar apoio técnico aos municípios piauienses.

Entre os principais pontos abordados estão os aspectos gerais do Programa VIGIAGUA, os critérios para análise da água destinada ao consumo humano, a integração do programa com a Vigilância Epidemiológica e com a Atenção Primária à Saúde, além do diálogo entre os técnicos das Regionais com e sem estrutura de laboratórios.

Durante o encontro, foram realizadas orientações práticas sobre a coleta, recusa, análise e lançamento de dados no sistema GAL, além da capacitação no SISAGUA, que compreendeu temas como habilitação, diretrizes, cobertura populacional e rotina de monitoramento.

O supervisor estadual do Programa VIGIAGUA, Antonio Carlos dos Santos, destacou a importância do encontro para a melhoria da vigilância da qualidade da água no estado. “Essa capacitação é fundamental para que os profissionais das regionais estejam preparados não apenas para realizar análises laboratoriais com segurança e eficiência, mas também para apoiar tecnicamente os municípios em suas ações de vigilância da água. A integração entre os diferentes setores e a padronização das rotinas no SISAGUA são passos decisivos para garantir água segura à população do Piauí”, afirmou.

Com essa ação, a Sesapi reforça o compromisso com a saúde ambiental e com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à prevenção de agravos relacionados à qualidade da água consumida pelos piauienses.

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui