Início Destaque Capacitação de profissionais da saúde aprimora atendimento às mulheres em situação de...

Capacitação de profissionais da saúde aprimora atendimento às mulheres em situação de violência – pi.gov

0

Nesta quarta-feira (21), o “II Seminário Saúde em Rede: Fortalecendo o Enfrentamento à Violência Contra a Mulher” reuniu profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), dando início a uma jornada de capacitação voltada para o aprimoramento do atendimento às mulheres em situação de violência. O evento, que ocorre na Casa da Mulher Brasileira, se estenderá até o dia 11 de junho em formato de ciclo de debates.

O seminário é promovido pela Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher – Balançando a Rede, em parceria com a Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi), Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres e a Fundação Municipal de Saúde (FMS). O principal objetivo da iniciativa é fortalecer os serviços públicos de saúde, garantindo um acolhimento mais humanizado e eficiente para as mulheres que enfrentam violência.

Foto: Ascom Sempi

A psicóloga Josy Brito compartilhou sua experiência com o público, destacando a importância do acolhimento psicológico humanizado para as mulheres vítimas de violência. Para ela, o apoio emocional é essencial para ajudar as mulheres a entenderem a situação em que estão e a se sentirem empoderadas para seguir em frente.

Foto: Ascom Sempi

“O acolhimento psicológico é fundamental para que a mulher compreenda a violência que está vivendo e identifique os recursos de apoio que ela tem à disposição. O atendimento vai além da escuta; ele precisa criar um espaço seguro para que ela se sinta confortável e protegida. Essa formação acontece todas as quartas”, afirmou Josy.

Foto: Ascom Sempi

O seminário segue com o objetivo de qualificar os profissionais de saúde para identificar e acolher as mulheres de maneira eficaz, garantindo que todas recebam o apoio necessário para recomeçar suas vidas com dignidade e segurança.

Foto: Ascom Sempi

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile